este eh o meu trabalhoooooo, pra vc ter uma noção! se for CTRL+C & CTRL+V, da uma mudadinhaaaaaa; please!
Descrição da Atividade:
Com base na leitura do Texto
Complementar 6, descrever as seguintes questões:
1. Teoria da hierarquia das necessidades humanas
de Abraham Maslow.
Um conceito muito importante que, se deve
levar em consideração, antes de compreender a hierarquia das necessidades de
Maslow; é sobre a definição do termo Motivação. Superficialmente, o desejo de
realizar algo, pode ser definido como motivação; essa motivação só existe
mediante a possibilidade de realizar o objetivo, quanto mais possível for a
realização do desejo, mais motivado o individuo estará; ou vice versa; partindo
desse pressuposto; Maslow afirma que essa realização faz parte de um conjunto básico
de 3 necessidades, que são: biológicas;
sociais; psicológicas; esta última
e não menos importante, é considerada a necessidade verdadeira; ou seja, é a
partir dessa necessidade de Auto-realização que o indivíduo elicia a motivação;
este estímulo, consegue despertar a ação levando em consideração, as
possibilidades de execução de acordo com cada item do conjunto de necessidades básicas.
Ainda no conjunto de necessidades, existe um sub-conjunto que apresentam:
necessidades fisiológica, de segurança; de estima, e auto-realização; embora
não necessariamente nesta ordem a regra será aplicada.
2. Principais
descobertas de Herzberg e apresente a definição de fatores higiênicos e
motivacionais.
Fatores que geram Satisfação e Motivação, no
trabalho são independentes, por sua vez pode se afirmar que, funcionários que
não estão insatisfeitos, podem também não estar satisfeitos, pois os fatores de
satisfação e insatisfação não dependem um do outro; ou seja: uma pessoa
satisfeita, pode atingir um nível de neutralidade entre os dois extremos, por
exemplo, uma fator contribui para a insatisfação do indivíduo, quando esse
fator for eliminado, o funcionário passa a não se sentir mais insatisfeito,
apenas neutro, no popular, 'esta bom assim..." pois a ausência dos fatores
de insatisfação, não causa a satisfação. Esses fatores são definidos em dois
termos; como descrito na questão; "São considerados como fatores higiênicos
as políticas organizacionais e de administração, a supervisão, o
relacionamento, as condições de trabalho, o salário, a segurança no cargo e o
status. Já os fatores de motivação estão relacionados à responsabilidade, à possibilidade
de crescimento, à liberdade de decisão, ao conteúdo do cargo, à realização, ao
reconhecimento, ao uso pleno das habilidades pessoais e ao estabelecimentos de
objetivos e avaliações relacionada com eles."
Portanto, conduzir um indivíduo a satisfação,
deve se por em pratica os fatores de higiene e seqüencialmente os fatores de
motivação a fim de que os funcionários sejam capazes de atingir a satisfação no
trabalho, uma vez que a ausência de fatores de insatisfação não garantem que os
colaboradores estarão motivados.
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