Radio On line

Se for ouvir o audio-texto clica em PAUSE

Perguntas e Respostas - Psicologia


Eduardo Name Risk: Boa-noite, este é o plantão da disciplina Psicologia aplicada à Administração - módulo 1.2. Prof. Eduardo Name Risk.
Olá pessoal, vamos discutir a aula 5 - Psicologia dos grupos, assim como os demais conceitos da disciplina. Como estão os estudos?

Pessoal, como vocês acham que a psicologia pode contribuir para organizar os grupos nas organizações?
Thiago Siqueira Ferreira (Goiânia/GO - COC): Prof. Eduardo a psicologia social de grupos e fundamental na nossa administração.

Eduardo - Sim, Thiago, a psicologia dos grupos juntamente com a disciplina de gestão possibilitará que vcs apliquem os conhecimentos da psicologia no dia a dia de forma prática.

Tabata Ingrid Citta (Sertãozinho/SP - Col. Renascer COC): Respondendo a sua pergunta sobre a aula 5, creio que a psicologia pode ajudar na organização dos grupos em que primeiramente temos que identificar o individuo e suas competencias, como aptidoes e conhecimentos em relação a sua profissao, com isso podemos encaminhar cada um para o grupo onde as pessoas tem as mesmas caracteres profissional, correto?

O importante é ir lendo o material aos poucos, toda semana e fazer as atividades complementares.

Tabata - Antes de responder sua questão, professor, eu estou com duvida na atividade avaliativa 3 na questao 2
Eduardo Name Risk: Tabata, nesta questão você deve 3) Descreva as principais descobertas de Herzberg e apresente a definição de fatores higiênicos e motivacionais. Para isso, além da leitura do texto complementar é preciso a leitura da unidade 6 e participação na aula desta sexta. Eu creio que com a aula desta sexta ficará mais fácil de você responder esta atividade. Lembre-se de que os fatores higiênicos são externos, ambientais e os fatores motivacionais são internos ao indivíduo.

Tabata - espero que essa aula me ajude na compreensao, pois entendi que a insatisfação é consequencia de uma cadeia de estrutura da empresa, porem nao entendi onde a satisfação tem seu papel


Leonardo - GOSTARIA DE DIVULGAR O BLOG DA TURMA ADM MOD 1.2
Eduardo Name Risk: Parabéns pelo blog, Leo.


Decimara - o recalque consite na repressao de parte da realidade que pode parecer dolorosa ao individuo, sendo armazenado em seu inconsciente.
Eduardo: Correto, Decimara, recalque também pode ser chamado de repressão, é quando eliminamos parte de um afeto, ideia, trauma da consciência, este conteúdo vai para o inconsciente, não lembramos dele, mas ele continua a ter força no consciente.


Tabata - espero que essa aula me ajude na compreensao, pois entendi que a insatisfação é consequencia de uma cadeia de estrutura da empresa, porem nao entendi onde a satisfação tem seu papel
Eduardo - Tabata, Herzberg descobriu que os fatores que geram satisfação (e motivação) no trabalho são independentes e distintos dos fatores que conduzem à insatisfação no trabalho. Os fatores que levam à satisfação são diferentes dos fatores que levam à motivação, para Herzberg.

Tabata - professor, descrever para voce, seria repassar a passagem do texto ou expor o que entendi das descobertas de Herzberg ?
Eduardo - Tabata, descrevr seria repassar a passagem do texto, o conteúdo do texto, mas com as suas palavras

Roselei: Sei que o tema de hoje é outro, pode me ajudar na atividade avaliativa 2?
Eduardo Name Risk: Roselei, na atividade avaliativa 2 Sobre a atividade avaliativa 2, na questão 1 você deve apenas ler o texto indicado, apenas isto. Na questão 2, deve definir qual o conceito de equipe apresentado no texto (ou seja, como os autores definem este conceito) E apresentar os tipos de equipe encontrados nas empresas mencionadas no texto. Ou seja, apenas a questão 2 é para ser respondida, conforme orientações acima, a questão 1 é apenas leitura. 

Decimara : o primeiro topico refer-se a indentificaçao de tres instancia psiquicas:o consciente, o pre -consciente e o inconsciente.


Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): qdo agredimos um animal por comprtamento inadequado isto tipo de comportamento seria punição
Eduardo Name Risk: Decimara, a apresentação de uma consequência aversiva, desagradáve a qualquer comportamento caracteriza-se como punição.

marta adelaide de oliveira de assis (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): porque tem dois plantões para o modulo1.2 no mesmo horário?
Eduardo Name Risk: Marta, eu já conversei com a coordenação a este respeito.

marta adelaide de oliveira de assis (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): professor uma criança que agredida verbal e fisicamente ela pode tornar-se um adulto revoltado?


Daniela Aparecida da Silva Lima (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): professor boa noite estou com duvida na questão 16 não entendi em que tema devo estudar para compreender a questão
Eduardo Name Risk: Daniela, qual é a questão 16?


Gisele - Boa Noite Professor, não entendo muito bem o que é lei da pregnância.Apesar de ja termos avancado nas aulas poderia me explicar??


marta adelaide de oliveira de assis (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): professor onde você estava ?
Eduardo Name Risk: Olá, tivemos um problema técnico. Voltei, me desculpem.

Nelton R. Rodrigues dos Santos (Itú/SP): Prof. como definir Gestão e produção?
Eduardo Name Risk: Nelton, gestão diz respeito à atividade de gerir, organizar, selecionar os recursos humanos de modo a promover produtividade à organização e garantir suas condições de saúde (física e psicológica).


Diogo: não consegui responder a questão de encerramento 3.3 pode me explicar um pouco sob a interface gráfica e linha de comandos?


Eduardo Name Risk: Thaynara, nem sempre, é preciso analisar o caso com particularidade para vermos o que acontece. As relações da infância são importantes na determinação da personalidade adulta.



marta adelaide de oliveira de assis (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): professor gostaria de saber se tem como as aulas serem mais dinamicas ,porque mesmo o conteúdo sendo interessante a gente acaba ficando com sono .quero deixar claro que eu gosto das suas aulas



Eduardo Name Risk: Certo, Tabata, mas no caso vc está falando da seleção de pessoal que é uma etapa anterior do ingresso do indivíduo na organização. No caso da psicologia dos grupos ela pode ser usada na seleção (dinâmicas) de pessoal e também na resolução dos confiltos grupais.



ZENILDA VITORIA FURLANETO HUMMEL (Rio Claro/SP - COC): Em relaçao a nossa ultima aula, fiquei com a seguinte duvida, qual a importancia da implementação de equipes e grupos nas organizações ?
Eduardo Name Risk: Zenilda, depende, há equipes que não têm tanta liberdade para decisões e elaboração de objetivos, outras já têm. No texto complementar 5 há informações e caracterizações de diversos tipos de equipe.

ZENILDA VITORIA FURLANETO HUMMEL (Rio Claro/SP - COC): Sim, entendi , mas a implementação de grupos ou euipes necessariamente devem influenciar nos niveis hierarquicos, ou pode ate mesmo dar autonomia variavel ?
Eduardo Name Risk: Zenilda, eu creio que as equipes por serem mais integradas, com objetivos compartilhados podem motivar mais as pessoas, mas é preciso cuidado na sua implantação. Os grupos tendem a individualizar muito o processo de trabalho.

ZENILDA VITORIA FURLANETO HUMMEL (Rio Claro/SP - COC): Ok prof obrigado, esta mesmo em duvida do que forma as equipes e grupos pode "mudar" as empresas, mas acho que ficou claro, vou ler texto com mais atenção
Eduardo Name Risk: Zenilda as equipes e grupos são importantes pois apontam aos profissionais as tarefas e objetivos que devem cumprir, o prazo para o desenvolvimento do trabalho. No caso das equipes, um trabalho integrado pode promover a união dos profissionais de modo que se sintam mais reconfortados e satisfeitos no ambiente de trabalho, assim como sintam que a responsabilidade pelos feitos é de todo o grupo, o que pode incentivar que cada um dê o melhor de si em prol do grupo e dos objetivos.



Vanessa Maria Magalhaes (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): sabotador é quando o individuo alem de nao executar toda as atividades de sua responsabilidade, utiliza de argumentos do tipo, se tal pessoa tivesse me enviado tais dados eu teria entrgue o trabalho dentro do prazo, se apoia no erro alheio, fiquei em duvida neste conceito?
Eduardo Name Risk: Vanessa, sim, esta é a atitiude típica de um sabotador. Lembre-se de que muitas vezes estes papéis são inconscientes, as pessoas não se dão conta de que estão desempenhando este papel.

Gisele Eliete de Siqueira (Jundiaí/SP - COC): Professor por favor, nao entendi muito bem o que é lei da pregnância, apesar de ja termos avancado nas aulas poderia me dar uma explicacao???
Eduardo Name Risk: Pregnância é a percepção da boa forma, nossa percepção tende a perceber a melhor forma, a forma mais harmônica e agradável a nossos olhos. Quanto mais agradáveis os estímulos e as formas, maior a pregnância.


Altemir Nascimento Silva (Imperatriz/MA - Colégio COC): em se tratando de conhecer melhor grupos ou indivíduos, obteremos melhores resultados em termos de organização
Eduardo Name Risk: Altemir, com certeza, "olhar" para os grupos e indivíduos é fundamental para os relacionamentos e sua qualidade na organização.



Daniela Aparecida da Silva Lima (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): professor boa noite estou com duvida na questão 16 não entendi em que tema devo estudar para compreender a questão
Eduardo Name Risk: Daniela, boa-noite, qual é a questão 16, por gentileza. De cabeça não vou me lembrar... ou diga qual a atividade.



Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): o primeiro topico refer-se a indentificaçao de tres instancia psiquicas:o consciente, o pre -consciente e o inconsciente.

Elaine Cristina Bezerra Duarte (Atibaia/SP - Col. Espaço): Professor, o método de Kaizen... não entendi nada...
Eduardo Name Risk: Elaine, o método kaizen é uma forma de trabalho em que o funcionário busca melhorar continuamente suas ações.

Vanessa Maria Magalhaes (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): como a psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, ela pode auxilar os grupos dentro de uma organizaçao atraves de comportamentos apresentados é possivel analisar  qual o papel que cada colaborador esta apresentando dentro da organizaçaõ e verificar  se o que se faz mais presente é que a organização busca, por este motivo é importante se atentar em qual é a cultura da organização e se desde a entrevista o candidato já apresenta alguns sinais que indicam como ele é, o que busca e o que se pode esperar dele. 
Eduardo Name Risk: Excelente resposta, Vanessa. Lembre-se também que a organização é responsável pelo funcionário no sentido de promover um ambiente adequado para realização de suas atividades, reconhecê-lo e garantir suas condições de saúde e bem-estar subjetivo.

Evandro Perpetuo Pereira (Catanduva/SP - Parceiro COC): boa noite,o que devo fazer quando un colaborador acusa outro de racismo ,lembrando que os mesmos sao do mesmo nivel na empresa.
Eduardo Name Risk: Evandro, é preciso averiguaro o caso e ver realmente se o fato ocorreu. Racismo é crime inafiançável previsto por lei e inadimissível em qualquer instituição de nossa sociedade.

Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): porque as empresas fazem dinamica em grupo.
Eduardo Name Risk: Decimara, as dinâmicas são importantes no processo de seleção profissional para anlisar como os indivíduos se comportam em grupo, nos processos de trabalho também são importantes para analisar a qualidade dos vínculos e tentar intervir diante de problemas neste respeito (dificuldades de relacionamento).

Vanessa Maria Magalhaes (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): qual é a diferença entre um coordenador de grupo e um lider?
Eduardo Name Risk: Vanessa, o coordenador de grupo é alguém à parte da organização, é um profissional formado especificamente para trabalhar com pessoas/grupos que realiza grupos terapêuticos na instituição, ele pode ser um consultor. O líder é quem incentiva a equipe a conseguir seus objetivos e quem direciona o trabalho de todos.

Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): entao professor podemos dizer que todo lider e um coordenador, mas o coordenador nao lider.
Eduardo Name Risk: Decimara, podemos dizer que o líder pode ter algumas das características do coordenador, no entanto, eles têm funções diferentes. O líder é alguém que faz parte da equipe, o coordenador é um consultor, um terapeuta, alguém de fora da equipe e que promove grupos terapêuticos, por exemplo.

Francielen Cristina Veronez (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): e nós vamos estudar mais a fundo esses "comportamentos" ?? no caso até para uma suposta entrevista???
Eduardo Name Risk: Francielen, vocês estudarão seleção de pessoal, dentre outros assuntos, na disciplina de gestão de pessoas.

Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): as cores como rosa claro sao comumente associado a produto pra roupas,compo amaciante.qual teoria foi utilizada para chegar a esta conclusao. seria a do comportamento.
Eduardo Name Risk: Decimara, este conteúdo é específico da prova eletrônica, as respostas serão dadas pelo sistema. No material didático este assunto é abordado também, posso tirar dúvidas gerais, mas não posso me ater diretamente ao conteúdo da prova.


Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): Professor, se tiver uma pesoa em um grupo de trabalho que está insatisfeito ele pode atrapalhar o restante do gupo a desempenhar suas tarefas.
Eduardo Name Risk: Eveline, nem sempre, mas é possível. No caso é preciso verificar quais os fatores da situação (contexto do trabalho/ambiente) e quais fatores do indivíduo (internos, emoções, necessidade de reconhecimento etc.) que tem levado à insatisfação e desmotivação do indivíduo, respectivamente.

Ana Paula Dinareli Constante (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): devido o método kaizen, ele baseia no condicionamento respondente para obter novos comportamentos 
Eduardo Name Risk: Ana Paula, este conteúdo refere-se à prova eletrônica, não posso dar respostas específicas sobre a prova. Posso esclarecer dúvidas gerais.

Ana Paula Dinareli Constante (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): sim professor, sobre método kaizen seria para poder avaliar o comportamento dos funcionários e assim tendo como melhorar seus comportamentos
Eduardo Name Risk: Ana Paula, o método kaizen possibilita melhorias no processo de trabalho, ele foi analisado na unidade 2.


Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): O que leva um individuo motivar-se a fazer algo é a insatisfação? Grupo e Equipe tem conceitos diferentes?
Eduardo Name Risk: Eveline, grupos de trabalho tem tarefas mais individualizadas e as responsabilidades também são individuais. Nas equipes, as resposabilidades são compartilhadas, assim como os objetivos. Há diversos tipos de equipe, no texto complementar 5 você encontrará maiores informações a respeito.

Eduardo Name Risk: Eveline, no caso da teoria de Herzberg é preciso analisar os elementos ambientais (contexto) e individuais (próprios do indivíduo) para investigar sua satisfação e motivação

Eduardo Jose Barai (Rio Claro/SP - COC): Professor , já ouvir palestrantes dizer que não é possível motivar pessoas , no entando outros dizendo motive sua equipe, afinal o que você diria sobre isso?
Eduardo Name Risk: Eduardo, meu chará, motivação é um tema complexo, eu creio que é preciso motivar as pessoas (analisar suas demandas individuais) e também a equipe como um todo (a demanda em geral do grupo).

Anna Paula Goda Marques (São José Do Rio Preto/SP - COC Rio Preto): Professor sobre o inconsciente...na aula que o senhor disse sobre sonhos..que sonhamos aquilo que queremos muito e que guardamos no nosso inconsciente..uma dúvida..as vezes me deparo num lugar ou numa situação em que parece que já havia sonhado..pois parece muitoo certo daquilo que sonhei..já aconteceu umas 4 vezes isso comigo..oque o senhor pode me falar sobre isso?
Eduardo Name Risk: Anna Paula, isto pode ser um deja vu, são experiências em que parece que vivemos algo, que já vivemos aquilo só que não vivemos, é um fenômeno explicado pela psicologia cognitiva. Em termos do sonho, os conteúdos dos sonhos podem ser permanentes, eles estão sempre no inconsciente e podem se repetir, o que mostra a importância deste conteúdo para gente.


ISABEL CRISTINA BRAGAGNOLO LOURENÇO SILVA (Itú/SP): Conheço pessoas que são insatisfeita em casa com familia e no seu dia a dia mas que consegue fazer com que isto não interfira no trabalho ???? Isato realmente é possivel ???
Eduardo Name Risk: Sim, Isabel, é possível porque o ambiente de trabalho pode demandar da pessoa outras coisas, diferentes do que a família pede. Além do que no ambiente de trabalho ela tem contato com outras pessoas e provavelmente realiza uma atividade que traz satisfação a ela, que se sente bem ao fazê-la.

Jackeline Lomanto Araujo Silva (Jequié/BA (EXPERT) ): Prof. com a competitividade no trabalho nos dias de hoje, o metodo de Kazen aplica-se a atitudes de funcionarios que procuram sempre evolucao e destaque em grupos?
Eduardo Name Risk: Sim, Jackeline, eu creio que sim, que o kaizen é um bom método e que pode ser implantado juntamente com um trabalho em equipe que mostre que todos são responsáveis pelo sucesso da organização, o que pode aliviar a competição e individualismo.


Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): qual a finalidade de psicotecnico.
Eduardo Name Risk: Decimara, o exame psiconténico diz respeito à avaliação psicológica que se baseia em teorias da psicodinâmica (psicanálise) dentre outras. Em geral, a psicologia do comportamento não é utilizada em exame psicotécnicos.

Eduardo Name Risk: Decimara, o psicoténico avalia as condições cognitivas (inteligência, percepção), motoras e de personalidade das pessoas.

PATRICIA SANTANA DOS SANTOS (Rio Branco/AC - Pólo): Prof. em relação ao Dejavu, eu tenho desde pequena e sempre muito frequente. ás vezes vem com uma sensação que algo ruim vai acontecer, mas eu não conseguirei impedir. Explique melhor por favor
Eduardo Name Risk: Entendi, Patricia, mas deja vus são diferentes de pressentimentos, pois no dejavu vc sente que já fez algo, ao contrário do pressentimento que é uma previsão para o futuro.

Angela Maria Almeida (Sorocaba/SP): Prof. boa noite!! Em continuação da dúvida da Eveline....  grupo, seria uma quantidade de pessoas que participam e pertencem a um determinado meio, ambiente ou organização e equipe seria também uma quantidade de pessoas que tem tarefas diferentes e habilidades, mas, que trabalham juntas para alcançar o mesmo objetivo? 
Eduardo Name Risk: Angela, a sua definição é boa, pense que nos grupos de trabalho as responsabilidades são individuais, enquanto que na equipe não apenas os objetivos são compartilhados, mas todos se sente responsáveis pelo sucesso ou insucesso de determinada meta.

Eduardo Jose Barai (Rio Claro/SP - COC): Professor , preciso convenser minha equipe a alcançar determinada meta , qual método mais eficiente , uma conversa individual ou numa reunião com toda a equipe? 
Eduardo Name Risk: Eduardo, eu tentaria primeiramente uma reunião com toda equipe e demonstraria a importância de alcançar a meta tanto para a organização quanto para os profissionais. Em um segundo momento, ao longo do processo de trabalho, eu trabalharia com cada profissional, ouvindo-o e verificando se está motivado a conseguir os objetivos propostos e, caso não, o que pode ser feito para motivá-lo, considerando-se a importância de manter o bem-estar dos indivíduos e suas condições de saúde.


Celso Batista de Moura (Bauru/SP - COC): Boa noite, professor. A psicologia consegue explicar sonhos premonitórios, aqueles que a gente sonha e depois acontece o que sonhamos?
Ianeffer Ferreira Carneiro Pinto (VILA VELHA/ES - COC): ótima pergunta Celso.. também gostaria de saber isso.
Eduardo Name Risk: Olá Celso, existe um fenômeno da psicologia social chamado profecia autorrealizadora, em que tendemos a nos comportar de acordo com o que nossas crenças dizem a nosso respeito, o que parece que estamos "prevendo" algo, quando na verdade apenas estamos correspondendo a nossas crenças.




Em uma das questoes da prova eletronica me surgiu a seguinte duvida: entre qual corrente filosofica se refere quando o funcionario é dotado de potencialidades... pessoa ;cidadão? seria a Gestao de Pessoas  ou Reforço positivo?
Eduardo Name Risk: Dayane, como se trata de uma questão da prova, eu não posso respondê-la diretamente, posso tirar dúvidas gerais a respeito.




Keginaldo Loiola Machado (Maceió/AL): Professor,você acha que a psicologia é capaz de mudar o comportamento de um funcionario problematico para a empresa?
Eduardo Name Risk: Keginaldo, eu acho que sim, talvez a ação direta do psicólogo nestes casos pode ajudar, é preciso verificar se o funcionário tem problemas familiares, qual seu contexto de trabalho, o que tem feito, se está satisfeito com suas atividades. Acima de tudo, é preciso ouvi-lo sem julgamentos prévios.

Eduardo. A Psicologia social e de grupos mostrou como é fundamental a organização e divisão de papéis a serem desempenhados, de acordo com as necessidades dos grupos proporcionando focar sempre no objetivo e resultado, que vai agradar ao grupo chegando no objetivo final da empresa. 

Jackeline Lomanto Araujo Silva (Jequié/BA (EXPERT) ): Prof. pode-se afirmar que o sucesso de uma equipe de trabalho depende de como cada tarefa foi desempenhada e executada pelo grupo, com a finalidade de atingir o objetivo que foi desigando pelo seu lider, buscando um resultado satisfatorio, onde todos os membros da equipe se sintam com a satisfacao do dever cumprido.
Eduardo Name Risk: Sim, Jackleine, ótima colocação, na equipe resultados e processos são compartilhados.

Vanessa Liberato de Souza (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): Professor, voltando ao método Kaizen, li ujm livro que dizia que este método era utilizado para mudar o comportamento. Para realizar uma grande mudança, devíamos começar pelas pequemas. É correta esta afirmação?
Eduardo Name Risk: Vanessa, eu concordo com esta afirmação.

Geniclecia Maria De Omena (Jundiaí/SP - COC): Professor o que é isomorfismo ?
Eduardo Name Risk: Geniclecia, o isomorfismo foi abordado na aula 3 de Psicologia da gestalt, como se trata de uma questão da prova eletrônica, infelizmente, não posso responder diretamente a respeito, posso tirar dúvidas mais gerais.

Airton Gomes de Oliveira (Sorocaba/SP): Professor o reforço positivo que se dedica a defender que o funcionário é dotado de potencialidades?
Eduardo Name Risk: Airton, esta questão é específica da prova eletrônica, não posso respondê-la diretamente. Na unidade 1, você encontrará maiores informações sobre a gestão de pessoas, dê uma lida. Posso tirar dúvidas gerais a respeito.


Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): poe que lendo a apostila vejo uma coisa mas explicando entendo outra
Eduardo Name Risk: O que vc entende pela apostila, Roselei?

Wederson da Costa Souza (Crixás/GO - Centro de Ensino a distância de Crixás): Professor o sentido de punição que estamos estudando no livro, é o mesmo que entedemos quando se puni alguém literalmente ( bater, espancar etc ) ou puni-lo deixando sem algo que goste ou aprecie.
Eduardo Name Risk: Wederson, a punição é apresentação de algo aversivo, ruim, desagradável após determinado comportamento, pense apenas nesta definição.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): que dando um palmada no meu cochorro eu não tiro nada dele
Eduardo Name Risk: Roselei, dando a palmanda, você não tira nada de seu cachorro, apenas está apresentando uma consequência negativa, ruim a ele.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): sim e isso é uma punição?
Penso assim, vou punir meu funcionario com um dia de suspenção por ele ter chegado atrasado, isso é punição?
Eduardo Name Risk: Roselei, é uma punição.

Keginaldo Loiola Machado (Maceió/AL): Obrigado mesmo pela orientação,você pode me dar só mais uma rientaç~ão por favor?mesmo sendo diretor de uma empresa de grande porte,você acha que tem algum problema eu tirar brincadeiras com os funcionarios ou mesmo sair com eles para um bar ou fazer um lanche após o expediente?
Eduardo Name Risk: Keginaldo, acho que tudo depende de sua postura, é preciso manter certa posição de autoridade, mas isso não significa que vc não possa confraternizar com eles. 


Jackeline Lomanto Araujo Silva (Jequié/BA (EXPERT) ): Prof. E quando o proprio coordenador de uma equipe eh o sabotador? O que fazer|


Silvio Donisete Botelho (Ourinhos/SP - COC): Eduardo, vc. acha que o melhor dos incentivos para funcionarios é sempre dinheiro, ou se ele ganha uma tv por ex. , ele vai lembrar toda vez que liga-la e dar valor à empresa?? 
Eduardo Name Risk: Silvio, o valor do reforçador depende da quantidade do esforço requerido à pessoa e do contexto do trabalho, isto varia muito.

Anna Paula Goda Marques (São José Do Rio Preto/SP - COC Rio Preto): Professor sobre a teoria de Lewin..não entendi direito o senhor pode da uma resumida?
Eduardo Name Risk: Anna Paula, Lewin mostrou como o comportamento do indivíduo varia conforme a demanda do grupo, que o indivíduo não pode ser considerado isoladamente, mas que mudanças no grupo levam a mudanças no indivíduo. Veja novamente o vídeo que passei na aula sobre Lewin: http://www.youtube.com/watch?v=i86cjBxthMQ 

Silvio Donisete Botelho (Ourinhos/SP - COC): Professor ficou muito subjetivo, por ex. um vendedor que bate sua meta no mes, apos ser dado 30% à mais pra vender, com o que ele ficaria mais motivado===
Eduardo Name Risk: Silvio, não há como responder "no escuro" é preciso analisar o arranjo ambiental, a história de reforçamento dos funcionários. Não posso responder tão objetivamente pois incorreria em erro. 

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): entendi que seja uma pnição porque estou tirando algo dele correto?
Eduardo Name Risk: Sim, Roselei, no caso é uma punição negativa.

Daniele Cristina Sotero de Souza (São José dos Campos/SP): Professor sobre a teoria de
Kaizen,não entendi muito bem,pode resumi la...obrigada
Eduardo Name Risk: Daniele, o kaizen visa a implantar melhorias na organização. Não posso responder diretamente pois é tema da prova eletrônica. Na unidade 2 você encontra mais informações a respeito.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): no caso do cachorro tbm é uma punição negativa né
Eduardo Name Risk: No caso do cachorro é punição positiva, pois foi APRESENTADO algo desagradável. No caso da suspensão é punição NEGATIVA pois foi RETIRADO um dia de trabalho ($$) que é algo agradável.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): o cachorro levou uma palmada porque fez xixi no chão que desagradável e ele está sendo punido por isso certo?
Eduardo Name Risk: O que é desagradável é a palmanda ao cachorro, Roselei, é ele que está recebendo algum ruim, uma consequência negativa.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): desculpa professor perguntar tanto sobre isso é que são duas coisas bem parecidas
Eduardo Name Risk: Fique tranquila, Roselei, é bem comum confundir estes conceitos.
Eduardo Name Risk: Acalme-se, Roselei, você é dedicada, estes conceitos são complexos e há outros conteúdos também. Como falei a você, não se preocupe com a punição negativa, preocupe-se apenas com a punição (caso da palmada - aplicação de consequência aversiva a determinado comportamento).
Eduardo Name Risk: Roselei, reforço positivo ou negativo aumenta a frequência do comportamento. Punição diminui a frequência do comportamento.


RUDMAR OLIVEIRA CARVALHO (Araci/BA - Projeto Girassol): prof, a motivação distribuida aos fucionários de uma determinada empresa é considerada parte principal para o desenvolvimento das atividades dentro da empresa ou o empregado tem como obrigação entrar motivado???  
Eduardo Name Risk: Rudmar, a empresa precisa fornecer condições ambientais e de relacionamento para que o funcionário se sinta motivado. É preciso um ambiente e relações que levem à motivação. 

CHARLENE PEREIRA JARDIM (Curitiba/PR - Faculdade Dom Bosco - Merces): Prof. o grupo é o mesmo que equipe? O grupo da empresa e somente um dos gupos que o individuo tem na sua vida social?
Eduardo Name Risk: Charnele, a família, a sala de aula, o grupo religioso, o grupo da empresa são todos grupos, na nossa vida vivemos em grupos e em diversos grupos. Já as equipes têm objetivos compartilhados e tarefas compartilhadas também, são mais específicas e aplicadas em ambientes organizacionais, esporte.

Leonardo Quaiatto Flores (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): prof, eu coloquei um video no meu blog; sobre teorias de freud, o sr pode dar uma olhada la?  http://admcoc.webnode.com/

Eduardo Name Risk: Olá, Leo, posso sim. 

Leonardo Quaiatto Flores (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): mas la aparece o ego, superego, inconsciente e varios outros topicos explicativos e resumidos para quem quiser revisar o assunto
Eduardo Name Risk: Isso, Leo, acho que é um bom vídeo. 


Eduardo Name Risk: Leo, este vídeo é muito bom: http://www.youtube.com/watch?v=ItPpME4QKW4 Sobre psicanálise.

Eduardo Name Risk: Pessoal, mais alguma dúvida? Nosso tempo se esgotou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário