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Plantão de Filosofia - 21/05 - organizado


Emerson: professor o capitalismo foi influenciado pelo liberalismo
Amir Abdala: Sim, Emerson. O liberalismo filosófico, em suas dimensões econômicas e política, valoriza o indivíduo, o direito à propriedade e as iniciativas privadas na economia. Então, trata-se de uma concepção filosófica, econômica e política que se ajusta aos ideais capitalistas.

Marta: Amir gostaria de saber mais sobre a ideia política neoliberal.

Emerson: o modelo na revolução protestante em relação ao liberalismo permanece os mesmos ideais até os dias de hoje.
Amir Abdala: Em certo sentido, sim, Emerson. O liberalismo político está presente, por exemplo, nas constituições dos países ocidentais. E o liberalismo econômico é chamado atualmente de neoliberalismo.
Amir Abdala: Marta. O liberalismo filosófico se inicia com o inglês John Locke. Ele era um teórico contratualista, como veremos na próxima aula. Para ele, os seres humanos são naturalmente proprietários de si e adquirem a propriedade privada de riquezas mediante o trabalho. O Estado teria sido criado para garantir os direitos naturais (individuais). Então, para o liberalismo político, o Estado deve assegurar os direitos individuais, defendendo o direito à propriedade e a ordem social. O liberalismo econômico, por sua vez, entende que o Estado não deve interferir na economia, pois o livre mercado garante desenvolvimento econômico e social, mediante a lei da oferta e da procura.

Wallace ramos oliveira (São Luis/MA - COC): professor em que ano surgiu a ética na empresa?
Amir Abdala: Wallace, não há propriamente um ano. Mas a discussão sobre ética empresarial começou a ganhar espaço em meados do século passado (XX). No Brasil, essa discussão se fortaleceu a partir de fins dos anos 1980.

Joseane de Jesus Teixeira Bastos (São Luis/MA - COC): o senhor poderia postar mai algum texto da teoria da gestalt?
Celso Batista de Moura (Bauru/SP - COC): Professor pode me explicar os principais pontos do liberalismo.
Amir Abdala: Celso, O liberalismo filosófico se inicia com o inglês John Locke. Ele era um teórico contratualista, como veremos na próxima aula. Para ele, os seres humanos são naturalmente proprietários de si e adquirem a propriedade privada de riquezas mediante o trabalho. O Estado teria sido criado para garantir os direitos naturais (individuais). Então, para o liberalismo político, o Estado deve assegurar os direitos individuais, defendendo o direito à propriedade e a ordem social. O liberalismo econômico, por sua vez, entende que o Estado não deve interferir na economia, pois o livre mercado garante desenvolvimento econômico e social, mediante a lei da oferta e da procura.

Celso Batista de Moura (Bauru/SP - COC): Então o sistema que vivemos hoje é uma forma de liberalismo, só que tem a intervenção do governo na área econômica?
Amir Abdala: Celso, atualmente vivemos no sistema capitalista, regido por uma política econômica com tendências neoliberais. Há, sim, algumas formas de intervenção do Estado na economia, mas essa intervenção já foi maior. Podemos citar como exemplos de diminuição da intervenção estatal no Brasil as privatizações de empresas ocorridas nos últimos quinze anos.

Anderson rocha de Albuquerque (Santo André/SP - Etip): apesar do liberalismo ter surgido na Inglaterra alguns países o adotaram em maior ou menor grau no caso Portugal, Espanha, Itália? No Brasil, por exemplo, o catolicismo era a religião predominante da classe dominante os aristocratas rurais e do imperador do Pedro chaleiristas dos ingleses. O governo no Brasil era centralizado.
Amir Abdala: Sim, Anderson. Devemos considerar que o liberalismo político foi adotado em diferentes países em diferentes momentos, a partir do século XVIII. E, além disso, como você observa, com características variáveis. De maneira que podemos localizar formas mais ou menos puras de liberalismo. No Brasil, o liberalismo no século XVII admitia, por exemplo, a escravidão, ou seja, direitos iguais somente entre os aristocratas.

Anderson rocha de Albuquerque (Santo André/SP - Etip): na constituição americana todos os cidadãos teriam o direito à felicidade. Mas só era para os brancos ate acontecer à guerra civil americana onde o norte industrial venceu o sul rural. Será que o fim da escravidão se deu por causa dos brancos que eram contrários ou foi uma consequência do desenvolvimento do capitalismo. Havia um interesse dos burgueses industriais dos negros escravos se tornarem assalariados para consumirem os produtos feitos no mercado interno e o preconceito e a segregação continuou ate no governo kenne dy. Os estados unidos defendiam a democracia, mas eram preconceituosos com seus próprios cidadãos negros.
Amir Abdala: Sua observação é correta, Anderson. O fim da escravidão no EUA ocorreu após a guerra civil, quando a elite do norte pretendia acelerar o desenvolvimento capitalista; e a conquista de direitos civis pelos negros é historicamente recente.

Renato Alves Dias (Imperatriz/MA - Colégio COC): Professor diz os estudos que Sócrates era um homem muito convicto de suas opiniões, a ponto de não temer a própria morte. Além disso, ele dizia ouvir vozes durante a sua vida e era sujeito a transes catalépticos. O que é transe catalépticos?
Amir Abdala: Renato, a catalepsia, do ponto de vista clínico, é definido hoje como uma espécie de ausência, na qual a pessoa fica ensimesmada. Mas essas informações sobre Sócrates são muito pouco seguras. Não há evidências concretas sobre o muito que se diz sobre ele. Na filosofia, costumamos ficar com o que nos relata Platão acerca de suas ideias. E, ainda assim, Muitas das ideias que Sócrates atribui a Platão são ideias do próprio Platão, e não de Sócrates.
Amir Abdala: Só para completar, Renato, quando se diz que Sócrates tinha transes catalépticos quer se falar, na realidade, que ele era capaz de ficar horas pensando sobre um assunto.

Amir Abdala: Nelton, Thomas Hobbes tem a concepção de que a natureza humana é ruim, ou seja, para ele, todos os seres humanos são naturalmente maus, invejosos e egoístas. Assim, se vivêssemos em uma condição de natureza, haveria a guerra de todos contra todos, e todas as realizações humanas seriam impossíveis. Assim, segundo ele, os homens criam o Estado, renunciando à sua liberdade em nome da segurança. O Estado, que ele chama de Leviatã, deve ter um poder absoluto, para evitar as disputas entre os indivíduos.

Nelton R. Rodrigues dos Santos (Itú/SP): fala um pouco sobre a política neoliberal?
Amir Abdala: Nelton, O liberalismo filosófico se inicia com o inglês John Locke. Ele era um teórico contratualista, como veremos na próxima aula. Para ele, os seres humanos são naturalmente proprietários de si e adquirem a propriedade privada de riquezas mediante o trabalho. O Estado teria sido criado para garantir os direitos naturais (individuais). Então, para o liberalismo político, o Estado deve assegurar os direitos individuais, defendendo o direito à propriedade e a ordem social. O liberalismo econômico, por sua vez, entende que o Estado não deve interferir na economia, pois o livre mercado garante desenvolvimento econômico e social, mediante a lei da oferta e da procura.

Renato Alves Dias (Imperatriz/MA - Colégio COC): Professor existe situações concretas sobre a existência de Sócrates?

Rose Kelly de Oliveira (Crixás/GO - Centro de Ensino a distância de Crixás): professor explica um pouco sobre cinismo o homem que só gostava como amigo os cachorros é isso 
Amir Abdala: não é exatamente isso, Rose. Os filósofos cínicos, como Diógenes, acreditavam que a vida feliz seria aquela em que os homens vivessem apenas de acordo com as necessidades naturais. Por isso recusavam as riquezas, a propriedade privada, o governo e as convenções soais. Diógenes, por exemplo, gostava de ser chamado de "o Cão", porque, com isso, queria mostrar que levava uma vida natural, sem artificialidade. A palavra cínico, em grego, vem de cão.
Renato Alves Dias (Imperatriz/MA - Colégio COC): Se existe onde podemos pegar essas informações
Amir Abdala: Renato há um filme muito interessante sobre Sócrates, dirigido por Roberto Roselini. Talvez esteja disponível até mesmo no youtube. Também é encontrado em locadoras. O conteúdo do filme se baseia nos primeiros textos de Platão, nos quais, acreditamos, ele narra sobre as ideias e a vida do Sócrates histórico.

Cristiano Ribeiro de Oliveira (Rio de Janeiro/Duque de Caxias/RJ - Saber): Professor Amir, boa noite. Com a divisão do Império Romano em do Ocidente e do Oriente, podemos dizer que foi algo fundamental para o Cristianismo criar a Igreja Católica?
Amir Abdala: Boa noite, Crisiano. Na realidade, não apenas a criação do Império do ]Oriente, mas o fato de os últimos imperadores romanos se aliarem ao cristianismo foi fundamental para isso. O fato é que o cristianismo, perseguido no início do Império, se tornou crescentemente poderosos através da Igreja Católica.

RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA VELHA/ES - COC): Professor, qual a diferença básica da política liberal com a neoliberal?
Amir Abdala: Ricardo, Cocentitualmente não há grandes distinções. Usamos neoliberalismo para falar do liberalismo econômico na atualidade, quando há um nível muito mais aprofundado de internacionalização do capitalismo, com um enfraquecimento das fronteiras econômicas nacionais. Falamos também em neoliberalismo porque se trata de um retorno do liberalismo econômico, que havia sido parcialmente abandonado nos anos 50, 60 e 70 do século passado.

Nelton R. Rodrigues dos Santos (Itú/SP): desculpe já tinha lido isso no inicio do Platão
Amir Abdala: Sem problema, Nelton. É que a definição cabia à sua pergunta.

Lucia Helena Seixas Hoffmann (VILA VELHA/ES - COC): Professor, do que as pessoa são capazes para ter o poder. Fale da Santa Inquisição que em nome de Deus cometeu as piores atrocidades. Fez-me até rever alguns conceitos e modo de pensar.
Amir Abdala: Lúcia, a inquisição consistia em tribunais comandados pelo clero católico para julgar as pessoas acusadas de heresias (crimes contra a fé). De fato, a inquisição usava de práticas como a tortura e condenou muitos à morte. Mulheres acusadas de bruxaria, pessoas acusadas de ateísmo, e assim por diante, foram parar nos tribunais da inquisição. Trata-se um mecanismo repressivo utilizado pela Igreja católica na Idade Média, para tentar manter seu poder sobre a população.
Lucia Helena Seixas Hoffmann (VILA VELHA/ES - COC): Pois é, Almir, mas nada que leva a opressão pode durar a vida toda, e foi o que aconteceu!
Amir Abdala: De fato, Lúcia. As transformações também ocorrem na mentalidade.

Evandro Perpetuo Pereira (Catanduva/SP - Parceiro COC): boa noite, em que  o cristianismo pode influenciar na administração em relação ao líder.
Amir Abdala: Evandro, nesse caso, depende muito da visão de cristianismo, da vertente religiosa em questão. O que posso dizer é que se a pessoa se guia por alguns princípios morais do cristianismo, tende a  aplicá-los na sua vida profissional. Mas, por exemplo, o catolicismo medieval era diferente do catolicismo de hoje, assim como as religiões protestantes são diferentes do catolicismo, e assim por diante.
RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA VELHA/ES - COC): Pois é Lúcia, também penso como você, isso serve para nós que pensamos em ser administradores, que esta política não serve, penso que tudo se resolver na base do diálogo, não da opressão, da força.

Neliamisse Borges de Sousa (Chapadinha/MA): Professor na filosofia é aprendemos muito sobre religiões como devemos responder essas questões tão polemicas?
Amir Abdala: Neliamisse, na realidade, não se trata de discutir propriamente religiões. A filosofia procura refletir sobre todas as questões que interessam aos seres humanos. O caminho é pensarmos essas questões com profundidade e rigor, sem nos contentarmos com respostas superficiais.

PATRICIA SANTANA DOS SANTOS (Rio Branco/AC - Polo): Professor fale um pouco sobre o Período Helenista
Amir Abdala: O período helenista, Patrícia é caracterizado por escolas filosóficas que se voltam mais para as questões individuais, procurando oferecer caminhos para a felicidade. De maneira geral, e suas escolas filosóficas entendiam que a felicidade é atingida em uma vida o mais natural possível e na ausência de perturbações da alma.
Amir Abdala: Patrícia, só para completar, as filosofias helenísticas tinham certo pessimismo em relação ao mundo e não foram marcadas por grandes contribuições intelecutias como a época clássica - de Platão e de Aristóteles.

Cristiano Ribeiro de Oliveira (Rio de Janeiro/Duque de Caxias/RJ - Saber): Por conciliar suas conclusões com as ideias de Patão e as doutrinas da fé cristã, Santo Agostinho teve uma importância maior para a Filosofia do que São Tomas de Aquino que não foi um Filosofo original, mas um interprete de obras?
Amir Abdala: Cristiano são Tomás de Aquino teve, sim, sua originalidade, pois ele procurou conciliar as ideias de Aristóteles com o cristianismo, procurando demonstrar racionalmente a existência de Deus.

Lucia Helena Seixas Hoffmann (VILA VELHA/ES - COC): Pois é, Ricardo e Prof. Almir, o administrador deve sempre refletir sobre todas as situações, pois mesmo sabendo que não irá agradar a todos, a decisão mais certa deverá ser tomada.
RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA VELHA/ES - COC): Isso Lúcia, por isso me interesso muito em filosofia e psicologia, pois já trabalho na administração de uma empresa.

Eduardo Jose Barai (Rio Claro/SP - COC): Professor, Maquiavel é um importante filosofo e nos dá visão daquilo que nem sempre se deve fazer ou ele apresenta boas referencias nos dias de hoje?
Amir Abdala: Eduardo, as teses de Maquiavel são bastante polêmicas. Trataremos disso em aula. Mas posso adiantar que ele procurou fazer uma análise realista da política, e que muitos de seus princípios podem ser aplicados na vida administrativa.

Decimara Aparecida Brandão (Santa Barbara/MG - FIEDD): QUAL O SIGNIFICADO DA FRASE" SEI QUE NADA SEI"
Amir Abdala: Decimara, com essa frase, Sócrates queria alertar as pessoas para o fato de que elas pensavam que tinham conhecimento sobre as coisas, quando na verdade não tinham. Ele se dizia o mais s´beio porque era consciente de suas ignorância. Trata-se, então, de tomar a ignorância como ponto de partida para uma cuidados busca da verdade sobre as coisas. Era também um recurso que Sócrates usava para fazer com que seus interlocutores falassem sobre um tema, para que depois ele levasse o interlocutor a perceber a falsidade do conhecimento que julgava ter.

Neliamisse Borges de Sousa (Chapadinha/MA): “Os homens vivendo juntos segundo a razão, sem um superior comum na terra, com autoridade para julgar entre eles, constitui em propriamente o estado de natureza explique mais um pouco sobre esse trecho.
Amir Abdala: Neliamisse trata-se de uma frase de John Locke para se referir a uma condição selvagem ou de natureza, sem o poder político do Estado. Segundo ele, os homens criam o Estado através de um contrato, e o Estado visa à proteção dos direitos naturais (individuais).

Anderson rocha de Albuquerque (Santo André/SP - Etip): professor as pessoas estão muito estressadas e rudes.  Eu acho que as fontes que causam esse estresse e essa rudeza estão partindo de três pontos: a mídia com os programas com suas mensagens subliminares que só potencializam o desejo e também envenenam ideologicamente as pessoas através da manipulação das consciências. Isso gera nelas sentimentos negativos e preconceitos generalizados ao chegar ao meio social a falta de gentileza, solidariedade, cordialidade geram conflitos e esses conflitos geram estresse nas pessoas. O outro ponto seria o controle corporativo austero das empresas ao tirar a espontaneidade de seus funcionários geram estresse neles e alem disso o horário da jornada de trabalho é grande não permitindo ao individuo ter tempo para o seu desenvolvimento pessoal e relaxamento psicológico através do lazer e o ultimo ponto seria a precariedade do sistemas de transporte caos nos trânsitos e o mau atendimento e burocracia nas entidades e órgãos públicos geram estresse nas pessoas. Em sua opinião professor as empresas não teriam uma responsabilidade moral de humanizar as pessoas para que elas sejam mais gentis, solidários e cordiais com seus próximos? Isso a igreja poderia fazer mais ela da mais ênfase na prosperidade material do que no melhoramento moral da personalidade das pessoas. A mídia também teria que contribuir para humanizar as pessoas. Elas estão muito materialistas, individualistas, hedonistas alienadas em consequência do valores passado pela mídia, a todo um processo de endurecimento de personalidade causando todo essa selvageria e falta de civilidade por parte dos brasileiros. Professor qual seria sua opinião as empresas também tem responsabilidade moral de humanizar e civilizar as pessoas?
Amir Abdala: Em síntese, Anderson, posso dizer que, sob o meu ponto de vista, nosso modelo de civilização precisa de uma transformação radical, e que todos -sociedade civil, empresas, Estado - somos responsáveis por isso.

ELTON AUGUSTO BAGDAL (Sorocaba/SP): Professor, uma pequena pergunta.  A filosofia é uma ciência que ensina a compreender as coisas né.
Amir Abdala: Elton, Só uma correção: a filosofia se diferencia das ciências, porque essas tem objetos particulares(ex: o objeto da física são as leis da natureza); a filosofia é uma forma de investigação racional ampla e global, sobre todas as questões que interessam aos seres humanos;a filosofia é, inclusive, uma forma de investigação racional sobre as próprias ciências.

Nelton R. Rodrigues dos Santos (Itú/SP): Prof. Karl Marx o tem haver com a Filosofia?

ELTON AUGUSTO BAGDAL (Sorocaba/SP): mas são as coisas de modo geral, como administração, saúde, economia, e etc. é isso ?

Neliamisse Borges de Sousa (Chapadinha/MA): é verdade professor hj em dia os nosso governantes não ligam para a natureza humana
Amir Abdala: Neliamisse, natureza humana diz respeito aos que os homens são essencialmente; e os filósofos possuem diferentes visões de natureza humana. Quanto aos governantes, se eles não tem compromisso com o bem da sociedade, podemos dizer que eles não "ligam" para a humanidade.

Decimara Aparecida Brandão (Santa Barbara/MG - FIEDD): FILOSOFIA ESTA LIGADA A TODAS RELIGIOES
Amir Abdala: Decimara, não. A filosofia não se confunde com as religiões. A filosofia apenas examina alguns problemas religiosos porque a religião é algo que diz respeito à humanidade.

Amir Abdala: Karl Marx foi um importante filósofo e sociólogo, Nelton. Na aula de sexta, falaremos dele.
ELTON AUGUSTO BAGDAL (Sorocaba/SP): ok professor, obrigado!

Decimara Aparecida Brandão (Santa Barbara/MG - FIEDD): O QUE VC DIRIA DA FILOSOFIA NO HOJE
Amir Abdala: Decimara, entendo que a filosofia permanece oferecendo conteúdos e métodos para refletirmos sobre a realidade atual.

Amir Abdala: Decimara, entendo que a filosofia permanece oferecendo conteúdos e métodos para refletirmos sobre a realidade atual.

Decimara Aparecida Brandão (Santa Barbara/MG - FIEDD): QUE MOTIVAÇOES LEVARAM CONSTANTINO A  OFICILIZAR O CRISTANISMO COMO A RELIGIAO DO IMPERIO ROMANO?
Amir Abdala: Decimara, o crescente prestígio do cristianismo fez com que Constantino se aliasse aos cristão. Foi uma forma de Constantino tentar reforçar seu poder como Imperador.

Neliamisse Borges de Sousa (Chapadinha/MA): Para Hobbes, o homem é mau por natureza;segundo Rousseau, ele é naturalmente bom.Pense sobre isso: seria o homem, por sua própria natureza, mau e egoísta ou bom explícito? O que nos autoriza a afirmar um ponto de vista ou outro?  QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ISSO PROFESSOR
Amir Abdala: Minha opinião é de que vocês terão que me falar sobre isso na interatividade da aula de sexta, Neliamisse! RS
Neliamisse Borges de Sousa (Chapadinha/MA): credo professor na minha sala só tem tímidos?
Amir Abdala: Essa será uma boa chance para vocês, Neliamisse! Chamarei uma participação especial de vocês na sexta, certo?

Decimara Aparecida Brandão (Santa Barbara/MG - FIEDD): FALE UM POUCO SOBRE PERIODO HELENISTA.
Amir Abdala: O período filosófico helenista, Decimara, é caracterizado por certo pssimimso em relação aos acontecimentos políticos e à sociedade, e por uma produção intelectual menos rica, se comparada ao período de Platão e Aristóteles; as escolas helen´pisticas e dedicam-se aos meios para atingir a felicidade individual, valorizando uma vida mais natural e afirmando que a felicidade está em não se deixar perturbar pelos acontecimentos do mundo.

Vanessa Maria Magalhães (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): professor não seria Diógenes (Cinismo), um homem sábio, sabendo viver de forma simples e desprendida, dando valor apenas ao que lhe garanta a sobrevivência, sem almejar o impossível, seria possível uma pessoa assim sobreviver nos dias de hoje , com saúde mental perfeita. E os judeus não teriam certa semelhança ao que diz respeito a não trabalhar em determinados dias, estando agindo de forma diferente da maioria da população que possui outros costumes.
Amir Abdala: Vanessa, ainda que discordemos de algumas posturas de Diógenes, há, como você observa, alguns princípios interessantes no cinimos, como a acusação de que perdemos muito tempo de nossas vidas correndo atrás de riquezas materiais. Não me parece ser possível viver como Diógenes, mas parece-me possível adotar alguns de seus princípios. Quanto ao juda´piasmo, que eu saiba, as datas em que não se trabalha tem significado sagrado, religiosos.
Vanessa Maria Magalhães (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): sim eu sei que são religiosos, todavia é como nadar contra a maré

Anderson rocha de Albuquerque (Santo André/SP - Etip): Com o surgimento da internet poderíamos ter a oportunidade de criar a verdadeira democracia que é a participativa. No Brasil poderia se criar o net parlamento onde os mais de cem milhões de brasileiros poderiam virar os parlamentares para criar leis e votar projetos junto com o congresso nacional, camara de deputados, senado e presidente. Essa democracia representativa é uma ilusão onde o cidadão aliena o seu poder de participação para outra pessoa que não o representa La no congresso. Professor o senhor concorda com isso de criar um net parlamento onde milhões de brasileiros seriam os parlamentares ou não que isso criaria uma ditadura da maioria ou também compartilha da opinião de Platão onde só os intelectuais devem governar o estado? Qual é sua opinião?
Amir Abdala: Anderson, a internet vem oferecendo, de fato, novas possibilidades de participação política, que têm se constituído em uma alternativa à democracia representativa. É muito cedo para avaliar suas possibilidades futuras, mas parece-me que as possibilidades de participação direta na política estão ampliadas com a internet.

Decimara Aparecida Brandão (Santa Barbara/MG - FIEDD): ALEXANDRE MAGNO VIVEU O PERIODO HELENISTA

Juliana Kiefer dos Reis (VILA VELHA/ES - COC): Professor, o Sr. poderia me dar outra definição de MITO? Na ultima aula o Sr. citou que ele é explicado pelos Deus, como assim?
Amir Abdala: Juliana, na realidade, o que eu disse é que os mitos explicam os fenômenos da natureza, do Universo e dos seres humanos a partir das supostas ações de deuses, que teriam gerado o mundo.
Amir Abdala: ficou claro, Juliana?

Anderson rocha de Albuquerque (Santo André/SP - Etip): Rousseau poderia ser considerado um socialista? Porque ele afirma que a desigualdade social esta na existência da propriedade privada?
Amir Abdala: Não, Anderson. Embora ele seja um crítico radical da desigualdade, ele não pregava uma igualdade riquezas ou o fim da propriedade. Ele defendia a incorporação da noção de bem comum na organização sociopolítica. Mas é fato que suas críticas inspiraram muitos teóricos socialistas.

Anderson rocha de Albuquerque (Santo André/SP - Etip): as ideias de Karl Marx são boas. Mas na pratica os governantes ditatórias de vários países união soviética, china cuba etc. deturparam o socialismo idealizado por Karl marx. durante o século xx nenhum pais socialista adotou um regime democrático. Por acaso o socialismo não combinaria com democracia professor?

Anderson rocha de Albuquerque (Santo André/SP - Etip): e outra no socialismo proposto por Karl Marx não se eliminou totalmente a classe dominante só mudou o patrão, em vez de ser o empresários seriam os membros do partido comunista?
Amir Abdala: Anderson, essa é uma questão polêmica. Na minha concepção, o socialismo como realmente existiu foi autoritário. Mas isso não significa que não se possam buscar formas democráticas de socialismo.
Amir Abdala: Do ponto de vista prático, foi o que aconteceu, Anderson(O estado se tornou patrão).
Amir Abdala: Por isso é que alguns teóricos dizem que, na realidade, não houve socialismo, mas capitalismo de Estado.
Anderson rocha de Albuquerque (Santo André/SP - Etip): a china seria esse exemplo?
Amir Abdala: Sim, Anderson. Muito embora, economicamente, hoje, a china já seja abertamente capitalista.

José Geraldo da silva (Santa Barbara/MG - FIEDD): NA SITUAÇÃO ATUAL O CAPITALISMO E O LIBERALISMO CAMINHAM JUNTOS !
Amir Abdala: Historicamente, o liberalismo e o capitalismo, de fato, caminham juntos, José Geraldo.

Camila Cristina Rodrigues ferreira (Catanduva/SP - Parceiro COC): professor Sócrates e Platão tiveram alguma coisa a ver com o espiritismo?
Amir Abdala: Camila, não exatamente. Talvez você esteja se referindo ao fato de que Platão tratou das questão da reencarnação. Muitos adeptos do espiritismo, por conta disso, colocam Platão como um dos precursores do espiritismo. Envie depois essa questão pelo link minhas dúvidas, e eu responderei de forma mais completa.Ok?
Amir Abdala: Pessoal, agora preciso encerrar. Grande abraço a todos!

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