Emerson: professor o capitalismo
foi influenciado pelo liberalismo
Amir Abdala: Sim, Emerson. O liberalismo filosófico, em suas
dimensões econômicas e política, valoriza o indivíduo, o direito à propriedade
e as iniciativas privadas na economia. Então, trata-se de uma concepção
filosófica, econômica e política que se ajusta aos ideais capitalistas.
Marta: Amir gostaria de saber
mais sobre a ideia política neoliberal.
Emerson: o modelo na revolução
protestante em relação ao liberalismo permanece os mesmos ideais até os dias de
hoje.
Amir Abdala: Em certo sentido, sim, Emerson. O liberalismo político
está presente, por exemplo, nas constituições dos países ocidentais. E o
liberalismo econômico é chamado atualmente de neoliberalismo.
Amir Abdala: Marta. O liberalismo filosófico se inicia com o inglês
John Locke. Ele era um teórico contratualista, como veremos na próxima aula.
Para ele, os seres humanos são naturalmente proprietários de si e adquirem a
propriedade privada de riquezas mediante o trabalho. O Estado teria sido criado
para garantir os direitos naturais (individuais). Então, para o liberalismo
político, o Estado deve assegurar os direitos individuais, defendendo o direito
à propriedade e a ordem social. O liberalismo econômico, por sua vez, entende
que o Estado não deve interferir na economia, pois o livre mercado garante
desenvolvimento econômico e social, mediante a lei da oferta e da procura.
Wallace ramos oliveira (São
Luis/MA - COC): professor em que ano surgiu a ética na empresa?
Amir Abdala: Wallace, não há propriamente um ano. Mas a discussão
sobre ética empresarial começou a ganhar espaço em meados do século passado
(XX). No Brasil, essa discussão se fortaleceu a partir de fins dos anos 1980.
Joseane de Jesus Teixeira Bastos
(São Luis/MA - COC): o senhor poderia postar mai algum texto da teoria da
gestalt?
Celso Batista de Moura (Bauru/SP
- COC): Professor pode me explicar os principais pontos do liberalismo.
Amir Abdala: Celso, O liberalismo filosófico se inicia com o inglês
John Locke. Ele era um teórico contratualista, como veremos na próxima aula.
Para ele, os seres humanos são naturalmente proprietários de si e adquirem a
propriedade privada de riquezas mediante o trabalho. O Estado teria sido criado
para garantir os direitos naturais (individuais). Então, para o liberalismo
político, o Estado deve assegurar os direitos individuais, defendendo o direito
à propriedade e a ordem social. O liberalismo econômico, por sua vez, entende
que o Estado não deve interferir na economia, pois o livre mercado garante
desenvolvimento econômico e social, mediante a lei da oferta e da procura.
Celso Batista de Moura (Bauru/SP
- COC): Então o sistema que vivemos hoje é uma forma de liberalismo, só que tem
a intervenção do governo na área econômica?
Amir Abdala: Celso, atualmente vivemos no sistema capitalista,
regido por uma política econômica com tendências neoliberais. Há, sim, algumas
formas de intervenção do Estado na economia, mas essa intervenção já foi maior.
Podemos citar como exemplos de diminuição da intervenção estatal no Brasil as
privatizações de empresas ocorridas nos últimos quinze anos.
Anderson rocha de Albuquerque
(Santo André/SP - Etip): apesar do liberalismo ter surgido na Inglaterra alguns
países o adotaram em maior ou menor grau no caso Portugal, Espanha, Itália? No Brasil,
por exemplo, o catolicismo era a religião predominante da classe dominante os
aristocratas rurais e do imperador do Pedro chaleiristas dos ingleses. O
governo no Brasil era centralizado.
Amir Abdala: Sim, Anderson. Devemos considerar que o liberalismo
político foi adotado em diferentes países em diferentes momentos, a partir do
século XVIII. E, além disso, como você observa, com características variáveis.
De maneira que podemos localizar formas mais ou menos puras de liberalismo. No
Brasil, o liberalismo no século XVII admitia, por exemplo, a escravidão, ou
seja, direitos iguais somente entre os aristocratas.
Anderson rocha de Albuquerque
(Santo André/SP - Etip): na constituição americana todos os cidadãos teriam o
direito à felicidade. Mas só era para os brancos ate acontecer à guerra civil
americana onde o norte industrial venceu o sul rural. Será que o fim da escravidão
se deu por causa dos brancos que eram contrários ou foi uma consequência do
desenvolvimento do capitalismo. Havia um interesse dos burgueses industriais
dos negros escravos se tornarem assalariados para consumirem os produtos feitos
no mercado interno e o preconceito e a segregação continuou ate no governo
kenne dy. Os estados unidos defendiam a democracia, mas eram preconceituosos
com seus próprios cidadãos negros.
Amir Abdala: Sua observação é correta, Anderson. O fim da
escravidão no EUA ocorreu após a guerra civil, quando a elite do norte
pretendia acelerar o desenvolvimento capitalista; e a conquista de direitos
civis pelos negros é historicamente recente.
Renato Alves Dias (Imperatriz/MA
- Colégio COC): Professor diz os estudos que Sócrates era um homem muito convicto
de suas opiniões, a ponto de não temer a própria morte. Além disso, ele dizia
ouvir vozes durante a sua vida e era sujeito a transes catalépticos. O que é
transe catalépticos?
Amir Abdala: Renato, a catalepsia, do ponto de vista clínico, é definido
hoje como uma espécie de ausência, na qual a pessoa fica ensimesmada. Mas essas
informações sobre Sócrates são muito pouco seguras. Não há evidências concretas
sobre o muito que se diz sobre ele. Na filosofia, costumamos ficar com o que
nos relata Platão acerca de suas ideias. E, ainda assim, Muitas das ideias que
Sócrates atribui a Platão são ideias do próprio Platão, e não de Sócrates.
Amir Abdala: Só para completar,
Renato, quando se diz que Sócrates tinha transes catalépticos quer se falar, na
realidade, que ele era capaz de ficar horas pensando sobre um assunto.
Amir Abdala: Nelton, Thomas Hobbes tem a concepção de que a
natureza humana é ruim, ou seja, para ele, todos os seres humanos são naturalmente
maus, invejosos e egoístas. Assim, se vivêssemos em uma condição de natureza,
haveria a guerra de todos contra todos, e todas as realizações humanas seriam
impossíveis. Assim, segundo ele, os homens criam o Estado, renunciando à sua
liberdade em nome da segurança. O Estado, que ele chama de Leviatã, deve ter um
poder absoluto, para evitar as disputas entre os indivíduos.
Nelton R. Rodrigues dos Santos
(Itú/SP): fala um pouco sobre a política neoliberal?
Amir Abdala: Nelton, O liberalismo filosófico se inicia com o
inglês John Locke. Ele era um teórico contratualista, como veremos na próxima
aula. Para ele, os seres humanos são naturalmente proprietários de si e
adquirem a propriedade privada de riquezas mediante o trabalho. O Estado teria
sido criado para garantir os direitos naturais (individuais). Então, para o
liberalismo político, o Estado deve assegurar os direitos individuais,
defendendo o direito à propriedade e a ordem social. O liberalismo econômico,
por sua vez, entende que o Estado não deve interferir na economia, pois o livre
mercado garante desenvolvimento econômico e social, mediante a lei da oferta e
da procura.
Renato Alves Dias (Imperatriz/MA
- Colégio COC): Professor existe situações concretas sobre a existência de
Sócrates?
Rose Kelly de Oliveira (Crixás/GO
- Centro de Ensino a distância de Crixás): professor explica um pouco sobre
cinismo o homem que só gostava como amigo os cachorros é isso
Amir Abdala: não é exatamente isso, Rose. Os filósofos cínicos,
como Diógenes, acreditavam que a vida feliz seria aquela em que os homens vivessem
apenas de acordo com as necessidades naturais. Por isso recusavam as riquezas,
a propriedade privada, o governo e as convenções soais. Diógenes, por exemplo,
gostava de ser chamado de "o Cão", porque, com isso, queria mostrar
que levava uma vida natural, sem artificialidade. A palavra cínico, em grego,
vem de cão.
Renato Alves Dias (Imperatriz/MA
- Colégio COC): Se existe onde podemos pegar essas informações
Amir Abdala: Renato há um filme muito interessante sobre Sócrates,
dirigido por Roberto Roselini. Talvez esteja disponível até mesmo no youtube.
Também é encontrado em locadoras. O conteúdo do filme se baseia nos primeiros
textos de Platão, nos quais, acreditamos, ele narra sobre as ideias e a vida do
Sócrates histórico.
Cristiano Ribeiro de Oliveira
(Rio de Janeiro/Duque de Caxias/RJ - Saber): Professor Amir, boa noite. Com a
divisão do Império Romano em do Ocidente e do Oriente, podemos dizer que foi
algo fundamental para o Cristianismo criar a Igreja Católica?
Amir Abdala: Boa noite, Crisiano. Na realidade, não apenas a
criação do Império do ]Oriente, mas o fato de os últimos imperadores romanos se
aliarem ao cristianismo foi fundamental para isso. O fato é que o cristianismo,
perseguido no início do Império, se tornou crescentemente poderosos através da
Igreja Católica.
RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA
VELHA/ES - COC): Professor, qual a diferença básica da política liberal com a neoliberal?
Amir Abdala: Ricardo, Cocentitualmente não há grandes distinções.
Usamos neoliberalismo para falar do liberalismo econômico na atualidade, quando
há um nível muito mais aprofundado de internacionalização do capitalismo, com
um enfraquecimento das fronteiras econômicas nacionais. Falamos também em
neoliberalismo porque se trata de um retorno do liberalismo econômico, que
havia sido parcialmente abandonado nos anos 50, 60 e 70 do século passado.
Nelton R. Rodrigues dos Santos
(Itú/SP): desculpe já tinha lido isso no inicio do Platão
Amir Abdala: Sem problema, Nelton. É que a definição cabia à sua
pergunta.
Lucia Helena Seixas Hoffmann
(VILA VELHA/ES - COC): Professor, do que as pessoa são capazes para ter o
poder. Fale da Santa Inquisição que em nome de Deus cometeu as piores
atrocidades. Fez-me até rever alguns conceitos e modo de pensar.
Amir Abdala: Lúcia, a inquisição consistia em tribunais comandados
pelo clero católico para julgar as pessoas acusadas de heresias (crimes contra
a fé). De fato, a inquisição usava de práticas como a tortura e condenou muitos
à morte. Mulheres acusadas de bruxaria, pessoas acusadas de ateísmo, e assim
por diante, foram parar nos tribunais da inquisição. Trata-se um mecanismo
repressivo utilizado pela Igreja católica na Idade Média, para tentar manter
seu poder sobre a população.
Lucia Helena Seixas Hoffmann
(VILA VELHA/ES - COC): Pois é, Almir, mas nada que leva a opressão pode durar a
vida toda, e foi o que aconteceu!
Amir Abdala: De fato, Lúcia. As transformações também ocorrem na
mentalidade.
Evandro Perpetuo Pereira
(Catanduva/SP - Parceiro COC): boa noite, em que o cristianismo pode influenciar na administração
em relação ao líder.
Amir Abdala: Evandro, nesse caso, depende muito da visão de
cristianismo, da vertente religiosa em questão. O que posso dizer é que se a
pessoa se guia por alguns princípios morais do cristianismo, tende a aplicá-los na sua vida profissional. Mas, por
exemplo, o catolicismo medieval era diferente do catolicismo de hoje, assim
como as religiões protestantes são diferentes do catolicismo, e assim por
diante.
RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA
VELHA/ES - COC): Pois é Lúcia, também penso como você, isso serve para nós que
pensamos em ser administradores, que esta política não serve, penso que tudo se
resolver na base do diálogo, não da opressão, da força.
Neliamisse Borges de Sousa
(Chapadinha/MA): Professor na filosofia é aprendemos muito sobre religiões como
devemos responder essas questões tão polemicas?
Amir Abdala: Neliamisse, na realidade, não se trata de discutir
propriamente religiões. A filosofia procura refletir sobre todas as questões
que interessam aos seres humanos. O caminho é pensarmos essas questões com
profundidade e rigor, sem nos contentarmos com respostas superficiais.
PATRICIA SANTANA DOS SANTOS (Rio
Branco/AC - Polo): Professor fale um pouco sobre o Período Helenista
Amir Abdala: O período helenista, Patrícia é caracterizado por
escolas filosóficas que se voltam mais para as questões individuais, procurando
oferecer caminhos para a felicidade. De maneira geral, e suas escolas
filosóficas entendiam que a felicidade é atingida em uma vida o mais natural
possível e na ausência de perturbações da alma.
Amir Abdala: Patrícia, só para completar, as filosofias
helenísticas tinham certo pessimismo em relação ao mundo e não foram marcadas
por grandes contribuições intelecutias como a época clássica - de Platão e de
Aristóteles.
Cristiano Ribeiro de Oliveira
(Rio de Janeiro/Duque de Caxias/RJ - Saber): Por conciliar suas conclusões com
as ideias de Patão e as doutrinas da fé cristã, Santo Agostinho teve uma
importância maior para a Filosofia do que São Tomas de Aquino que não foi um
Filosofo original, mas um interprete de obras?
Amir Abdala: Cristiano são Tomás de Aquino teve, sim, sua
originalidade, pois ele procurou conciliar as ideias de Aristóteles com o
cristianismo, procurando demonstrar racionalmente a existência de Deus.
Lucia Helena Seixas Hoffmann
(VILA VELHA/ES - COC): Pois é, Ricardo e Prof. Almir, o administrador deve
sempre refletir sobre todas as situações, pois mesmo sabendo que não irá
agradar a todos, a decisão mais certa deverá ser tomada.
RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA
VELHA/ES - COC): Isso Lúcia, por isso me interesso muito em filosofia e
psicologia, pois já trabalho na administração de uma empresa.
Eduardo Jose Barai (Rio Claro/SP
- COC): Professor, Maquiavel é um importante filosofo e nos dá visão daquilo
que nem sempre se deve fazer ou ele apresenta boas referencias nos dias de hoje?
Amir Abdala: Eduardo, as teses de Maquiavel são bastante polêmicas.
Trataremos disso em aula. Mas posso adiantar que ele procurou fazer uma análise
realista da política, e que muitos de seus princípios podem ser aplicados na
vida administrativa.
Decimara Aparecida Brandão (Santa
Barbara/MG - FIEDD): QUAL O SIGNIFICADO DA FRASE" SEI QUE NADA SEI"
Amir Abdala: Decimara, com essa frase, Sócrates queria alertar as
pessoas para o fato de que elas pensavam que tinham conhecimento sobre as
coisas, quando na verdade não tinham. Ele se dizia o mais s´beio porque era
consciente de suas ignorância. Trata-se, então, de tomar a ignorância como
ponto de partida para uma cuidados busca da verdade sobre as coisas. Era também
um recurso que Sócrates usava para fazer com que seus interlocutores falassem
sobre um tema, para que depois ele levasse o interlocutor a perceber a
falsidade do conhecimento que julgava ter.
Neliamisse Borges de Sousa
(Chapadinha/MA): “Os homens vivendo juntos segundo a razão, sem um superior
comum na terra, com autoridade para julgar entre eles, constitui em
propriamente o estado de natureza explique mais um pouco sobre esse trecho.
Amir Abdala: Neliamisse trata-se de uma frase de John Locke para se
referir a uma condição selvagem ou de natureza, sem o poder político do Estado.
Segundo ele, os homens criam o Estado através de um contrato, e o Estado visa à
proteção dos direitos naturais (individuais).
Anderson rocha de Albuquerque
(Santo André/SP - Etip): professor as pessoas estão muito estressadas e
rudes. Eu acho que as fontes que causam
esse estresse e essa rudeza estão partindo de três pontos: a mídia com os
programas com suas mensagens subliminares que só potencializam o desejo e também
envenenam ideologicamente as pessoas através da manipulação das consciências. Isso
gera nelas sentimentos negativos e preconceitos generalizados ao chegar ao meio
social a falta de gentileza, solidariedade, cordialidade geram conflitos e
esses conflitos geram estresse nas pessoas. O outro ponto seria o controle
corporativo austero das empresas ao tirar a espontaneidade de seus funcionários
geram estresse neles e alem disso o horário da jornada de trabalho é grande não
permitindo ao individuo ter tempo para o seu desenvolvimento pessoal e
relaxamento psicológico através do lazer e o ultimo ponto seria a precariedade
do sistemas de transporte caos nos trânsitos e o mau atendimento e burocracia
nas entidades e órgãos públicos geram estresse nas pessoas. Em sua opinião professor
as empresas não teriam uma responsabilidade moral de humanizar as pessoas para
que elas sejam mais gentis, solidários e cordiais com seus próximos? Isso a
igreja poderia fazer mais ela da mais ênfase na prosperidade material do que no
melhoramento moral da personalidade das pessoas. A mídia também teria que
contribuir para humanizar as pessoas. Elas estão muito materialistas,
individualistas, hedonistas alienadas em consequência do valores passado pela
mídia, a todo um processo de endurecimento de personalidade causando todo essa
selvageria e falta de civilidade por parte dos brasileiros. Professor qual
seria sua opinião as empresas também tem responsabilidade moral de humanizar e
civilizar as pessoas?
Amir Abdala: Em síntese, Anderson, posso dizer que, sob o meu ponto
de vista, nosso modelo de civilização precisa de uma transformação radical, e
que todos -sociedade civil, empresas, Estado - somos responsáveis por isso.
ELTON AUGUSTO BAGDAL
(Sorocaba/SP): Professor, uma pequena pergunta.
A filosofia é uma ciência que ensina a compreender as coisas né.
Amir Abdala: Elton, Só uma correção: a filosofia se diferencia das
ciências, porque essas tem objetos particulares(ex: o objeto da física são as
leis da natureza); a filosofia é uma forma de investigação racional ampla e
global, sobre todas as questões que interessam aos seres humanos;a filosofia é,
inclusive, uma forma de investigação racional sobre as próprias ciências.
Nelton R. Rodrigues dos Santos
(Itú/SP): Prof. Karl Marx o tem haver com a Filosofia?
ELTON AUGUSTO BAGDAL
(Sorocaba/SP): mas são as coisas de modo geral, como administração, saúde,
economia, e etc. é isso ?
Neliamisse Borges de Sousa
(Chapadinha/MA): é verdade professor hj em dia os nosso governantes não ligam
para a natureza humana
Amir Abdala: Neliamisse, natureza humana diz respeito aos que os
homens são essencialmente; e os filósofos possuem diferentes visões de natureza
humana. Quanto aos governantes, se eles não tem compromisso com o bem da
sociedade, podemos dizer que eles não "ligam" para a humanidade.
Decimara Aparecida Brandão (Santa
Barbara/MG - FIEDD): FILOSOFIA ESTA LIGADA A TODAS RELIGIOES
Amir Abdala: Decimara, não. A
filosofia não se confunde com as religiões. A filosofia apenas examina alguns
problemas religiosos porque a religião é algo que diz respeito à humanidade.
Amir Abdala: Karl Marx foi um importante filósofo e sociólogo,
Nelton. Na aula de sexta, falaremos dele.
ELTON AUGUSTO BAGDAL
(Sorocaba/SP): ok professor, obrigado!
Decimara Aparecida Brandão (Santa
Barbara/MG - FIEDD): O QUE VC DIRIA DA FILOSOFIA NO HOJE
Amir Abdala: Decimara, entendo que a filosofia permanece oferecendo
conteúdos e métodos para refletirmos sobre a realidade atual.
Amir Abdala: Decimara, entendo que a filosofia permanece oferecendo
conteúdos e métodos para refletirmos sobre a realidade atual.
Decimara Aparecida Brandão (Santa
Barbara/MG - FIEDD): QUE MOTIVAÇOES LEVARAM CONSTANTINO A OFICILIZAR O CRISTANISMO COMO A RELIGIAO DO
IMPERIO ROMANO?
Amir Abdala: Decimara, o crescente prestígio do cristianismo fez
com que Constantino se aliasse aos cristão. Foi uma forma de Constantino tentar
reforçar seu poder como Imperador.
Neliamisse Borges de Sousa
(Chapadinha/MA): Para Hobbes, o homem é mau por natureza;segundo Rousseau, ele
é naturalmente bom.Pense sobre isso: seria o homem, por sua própria natureza,
mau e egoísta ou bom explícito? O que nos autoriza a afirmar um ponto de vista
ou outro? QUAL SUA OPINIÃO SOBRE ISSO
PROFESSOR
Amir Abdala: Minha opinião é de que vocês terão que me falar sobre
isso na interatividade da aula de sexta, Neliamisse! RS
Neliamisse Borges de Sousa
(Chapadinha/MA): credo professor na minha sala só tem tímidos?
Amir Abdala: Essa será uma boa chance para vocês, Neliamisse! Chamarei
uma participação especial de vocês na sexta, certo?
Decimara Aparecida Brandão (Santa
Barbara/MG - FIEDD): FALE UM POUCO SOBRE PERIODO HELENISTA.
Amir Abdala: O período filosófico helenista, Decimara, é caracterizado
por certo pssimimso em relação aos acontecimentos políticos e à sociedade, e
por uma produção intelectual menos rica, se comparada ao período de Platão e
Aristóteles; as escolas helen´pisticas e dedicam-se aos meios para atingir a
felicidade individual, valorizando uma vida mais natural e afirmando que a
felicidade está em não se deixar perturbar pelos acontecimentos do mundo.
Vanessa Maria Magalhães (São
Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): professor não seria Diógenes (Cinismo),
um homem sábio, sabendo viver de forma simples e desprendida, dando valor
apenas ao que lhe garanta a sobrevivência, sem almejar o impossível, seria possível
uma pessoa assim sobreviver nos dias de hoje , com saúde mental perfeita. E os
judeus não teriam certa semelhança ao que diz respeito a não trabalhar em
determinados dias, estando agindo de forma diferente da maioria da população
que possui outros costumes.
Amir Abdala: Vanessa, ainda que discordemos de algumas posturas de Diógenes,
há, como você observa, alguns princípios interessantes no cinimos, como a
acusação de que perdemos muito tempo de nossas vidas correndo atrás de riquezas
materiais. Não me parece ser possível viver como Diógenes, mas parece-me
possível adotar alguns de seus princípios. Quanto ao juda´piasmo, que eu saiba,
as datas em que não se trabalha tem significado sagrado, religiosos.
Vanessa Maria Magalhães (São
Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): sim eu sei que são religiosos, todavia
é como nadar contra a maré
Anderson rocha de Albuquerque
(Santo André/SP - Etip): Com o surgimento da internet poderíamos ter a
oportunidade de criar a verdadeira democracia que é a participativa. No Brasil
poderia se criar o net parlamento onde os mais de cem milhões de brasileiros
poderiam virar os parlamentares para criar leis e votar projetos junto com o
congresso nacional, camara de deputados, senado e presidente. Essa democracia
representativa é uma ilusão onde o cidadão aliena o seu poder de participação
para outra pessoa que não o representa La no congresso. Professor o senhor
concorda com isso de criar um net parlamento onde milhões de brasileiros seriam
os parlamentares ou não que isso criaria uma ditadura da maioria ou também
compartilha da opinião de Platão onde só os intelectuais devem governar o
estado? Qual é sua opinião?
Amir Abdala: Anderson, a internet vem oferecendo, de fato, novas
possibilidades de participação política, que têm se constituído em uma
alternativa à democracia representativa. É muito cedo para avaliar suas
possibilidades futuras, mas parece-me que as possibilidades de participação
direta na política estão ampliadas com a internet.
Decimara Aparecida Brandão (Santa
Barbara/MG - FIEDD): ALEXANDRE MAGNO VIVEU O PERIODO HELENISTA
Juliana Kiefer dos Reis (VILA
VELHA/ES - COC): Professor, o Sr. poderia me dar outra definição de MITO? Na
ultima aula o Sr. citou que ele é explicado pelos Deus, como assim?
Amir Abdala: Juliana, na realidade, o que eu disse é que os mitos
explicam os fenômenos da natureza, do Universo e dos seres humanos a partir das
supostas ações de deuses, que teriam gerado o mundo.
Amir Abdala: ficou claro, Juliana?
Anderson rocha de Albuquerque
(Santo André/SP - Etip): Rousseau poderia ser considerado um socialista? Porque
ele afirma que a desigualdade social esta na existência da propriedade privada?
Amir Abdala: Não, Anderson. Embora ele seja um crítico radical da
desigualdade, ele não pregava uma igualdade riquezas ou o fim da propriedade. Ele
defendia a incorporação da noção de bem comum na organização sociopolítica. Mas
é fato que suas críticas inspiraram muitos teóricos socialistas.
Anderson rocha de Albuquerque
(Santo André/SP - Etip): as ideias de Karl Marx são boas. Mas na pratica os
governantes ditatórias de vários países união soviética, china cuba etc.
deturparam o socialismo idealizado por Karl marx. durante o século xx nenhum
pais socialista adotou um regime democrático. Por acaso o socialismo não
combinaria com democracia professor?
Anderson rocha de Albuquerque
(Santo André/SP - Etip): e outra no socialismo proposto por Karl Marx não se
eliminou totalmente a classe dominante só mudou o patrão, em vez de ser o empresários
seriam os membros do partido comunista?
Amir Abdala: Anderson, essa é uma questão polêmica. Na minha
concepção, o socialismo como realmente existiu foi autoritário. Mas isso não
significa que não se possam buscar formas democráticas de socialismo.
Amir Abdala: Do ponto de vista prático, foi o que aconteceu,
Anderson(O estado se tornou patrão).
Amir Abdala: Por isso é que alguns teóricos dizem que, na
realidade, não houve socialismo, mas capitalismo de Estado.
Anderson rocha de Albuquerque
(Santo André/SP - Etip): a china seria esse exemplo?
Amir Abdala: Sim, Anderson. Muito embora, economicamente, hoje, a
china já seja abertamente capitalista.
José Geraldo da silva (Santa
Barbara/MG - FIEDD): NA SITUAÇÃO ATUAL O CAPITALISMO E O LIBERALISMO CAMINHAM
JUNTOS !
Amir Abdala: Historicamente, o
liberalismo e o capitalismo, de fato, caminham juntos, José Geraldo.
Camila Cristina Rodrigues
ferreira (Catanduva/SP - Parceiro COC): professor Sócrates e Platão tiveram
alguma coisa a ver com o espiritismo?
Amir Abdala: Camila, não exatamente. Talvez você esteja se
referindo ao fato de que Platão tratou das questão da reencarnação. Muitos
adeptos do espiritismo, por conta disso, colocam Platão como um dos precursores
do espiritismo. Envie depois essa questão pelo link minhas dúvidas, e eu
responderei de forma mais completa.Ok?
Amir Abdala: Pessoal, agora preciso encerrar. Grande abraço a
todos!
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