Radio On line

Se for ouvir o audio-texto clica em PAUSE

perguntas e respostas de filosofia - plantão dia 28 Maio


Eveline - A todo vapor professor, me explica um pouco sobre a doutrina do direito divino!
Amir Abdala: Eveline, a doutrina do direito divino dos reis, muito comum nos séculos XVI, XVII e XVIII, defendia que o poder dos monarcas (reis) vinha de Deus, e que, portanto, o rei tinha poder absoluto, não precisando prestar contas a ninguém de suas ações. De acordo com essta teoria, os resi seriam represetantes de Deus na Terra.
Luciana do Nascimento Sanches (Pouso Alegre/MG): Professor , poderia me explicar um pouco sobre, Neoliberalismo ??
Amir Abdala: Luciana, o neoliberalismo é uma espécie de continuação do liberalismo filosófico e político. De acordo com o neoliberalismo, o Estado deve interferir muiot pouco - quase nada na economia -, os capitais internacionais devem ter livre circulação e o mercado deve ter liberdade. O neoliberalismo defende o capitalismo globalizado contemporâneo.

Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): A origem da desigualdade social segundo Rosseau era a propriedade privada?
Amir Abdala: Eveline, segundo Rousseau, a desigualdade social e todos os problemas entre os homens teriam se desenvolvido com o aparecimento da propriedade privada.

Walace Ramos Oliveira (São Luis/MA - COC): professor porque os protestantes mudaram alumas palavras da biblia?
Amir Abdala: Walacwe, na realidade, eles não mudaram exatamenter algumas palavras; eles fizeram uma interpretação diferente.

LUANDREZA MARIA ARAÚJO SIQUEIRA (Santa Barbara/MG - FIEDD): Olá professor, poderi dar uma breve explicação sobre MITOS, estou confusa.
Amir Abdala: Os mitos Luandreza era formas de explicação das realidade, anteriores ao aparecimento d filosofia, nas quais o surgimento do Universo, os fenômenos da natureza e as relações entre os homens eram entendidos como resultados das ações de deuses. Os mitos tinham também finalidade educativa e eram transmitidos através das gerações.

Gustavo de Oliveira Costa (São José dos Campos/SP): prof, como surgiu a massonaria?Isso se aplica na Filosofia?
Amir Abdala: gustavo, o surgimento da maçonaria é um assunto mais da área de história. Alguns dizem que as primeiras organizações desse tipo apareceram já no Egito antigo.

Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): PROFESSOR, PODERÍAMOS AFIRMAR QUE A BURGUESIA PATROCINOU O SURGIMENTO DA DEMOCRACIA CLÁSSICA?
Amir Abdala: Carlos, podemos dizer que a burguesia apoiou o surgimento da chamada democracia liberal e representativa, caracterizada pelos direitos individuais. Mas, é claro, que isso aconteceu de maneiras muito diferentes em cada país.
Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): ENTENDO, MAS ESSES DIRETOS INDIVIDUAIS REPRESENTAVAM PROPRIEDADES...E SÓ OS BURGUESES DETINHAM PROPRIEDADES
Amir Abdala: Sim, Carlos. è que aqui estamos colocando as coisas de forma muito resumida. M
Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): ISSO MESMO, ENQUANTO LOCKE TINHA ESSA VISÃO, HOBBES NA FIGURA DE LEVIATÃ TENTAVA IMPOR UM DOMÍNIO DO ESTADO SOBRE AS PROPRIEDADES
Amir Abdala: De maneira diferente, Carlos, Hobbes era tam´bem um defensor da propriedade privada -mas não dos direitos individuais, porque para ele o poder do Estadio deveria absoluto.
Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): MAS FOI ISSO QUE PROCUREI AFIRMAR...AINDA PODEMOS TER UMA IMPRESSÃO MAIS PROFUNDA NA FIGURA DE LEVIATÃ...ONDE A CIDADE ESTÁ ABAIXO E O POVO REPRESENTADO NA VESTIMENTA DO SOBERANO!
Amir Abdala: Correto, Carlos1

Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): Professo, o que significa a frase de Hobbes "O homem é lobo do próprio homem "?
Amir Abdala: Eveline, significa que para ele, Hobbes, os seres humanos são naturalmente maus, e inimigos uns dos outros. O homem é o lobo do homem quer dizer: cada homem é inimigo dos outros homens.

Taís Fernanda da Silva (Araraquara/SP - COC):  prof. fala sobre Neoliberalismo?
Amir Abdala: Taís, o neoliberalismo é uma espécie de continuação do liberalismo filosófico e político. De acordo com o neoliberalismo, o Estado deve interferir muiot pouco - quase nada na economia -, os capitais internacionais devem ter livre circulação e o mercado deve ter liberdade. O neoliberalismo defende o capitalismo globalizado contemporâneo.
Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): Estado de natureza, não entendi bem o que é.
Amir Abdala: EVeline, estado de natureza é uma ideia dos filósofos contratualistas (Hiobbes, Locke e Rousseau). O estado de natureza seria uma condição selvagem da humanidade, anterior à fundação da sociedade política. E os homens teriam feito um contrato, fundando a sociedade política, justamente para superar algumas situações do estado  de natureza. Agora, cada um desse filósofos pensava esse estado de natureza de maneira diferente.

Raissa Monteverde (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): Professor, eu gostaria de saber se o estado nao interferiu na época do neoliberalismo?
Amir Abdala: Raissa, a época do neoliberlismo é a atual. E o Estado até interfere um pouco - isso depende muito do país. Mas, de Maneira geral, quando predomina o neoliberlismo, O Estado não interfere muito na economia.

Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): Professor, qual a diferença principal do neoliberalismo do liberalismo?
Amir Abdala: Eveline, rigorosamente não há diferenças significativas. O neoliberlismo é uma aplicaç]ão do liberalismo filosófico e político na economia mundial atual (globalizada).
Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): Então neoliberalismo e liberalismo é a mesma coisa?
Amir Abdala: Eveliene, quando vocês forem estudar disciplinas de economia, verão que existem algumas diferenças. Mas, para nós, neste momento, podemos pensá-los como muito semelhantes . Pesene, por ora, no neoliberlismo como o liberalismo dos tempos atuais, do mundo globalizado.

Raissa Monteverde (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): Ha entendi, faltei na aula passada, estou tentando estudar agora, liberalismo e neoliberalismo sao a mesma coisa?
Amir Abdala: Praticamente sim, Raissa. Alguns economistas establecem algumas diferenças. Mas filosoficamente é só uma atualização do nome.

Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): PROFESSOR, NA DÉCADA DE 90 OUVIMOS MUITO FALAR DE CONTRATO SOCIAL....INFELIZMENTE ISSO NÃO TEM NADA DE LIBERALISMO FILOSÓFICO
Amir Abdala: é verdade, Carlos. O uso da expressão contrato social ou pacto social, nesse caso, referi-ase a uma tentativa deacordo entre todos os setores da sociesade para promover o desenvolvimento eocnômico e o bem-estar social.

Nelton R. Rodrigues dos Santos (Itú/SP): Prof. Amir pode explicar o materialismo historico de Marx?
Amir Abdala: Nelton, o materilismo histórico de Marx entende que as transformações históricas tem como ponto de partida as realções concretas dos homens em sociedade, e não as ideias.
Nelton R. Rodrigues dos Santos (Itú/SP): pode dar um exemplo Prof?

Amir Abdala: Aproveitando a questão do Nelton ,segue aviso:
Amir Abdala: ATÉ O FIM DA SEMANA, POSTAREI UM VÍDEO NO AMBIENTE VIRTUAL, DESTACANDO ASPECTOS GERAIS DA MATÉRIA  - ESPECIALMENTE DAS NOÇÕES DE MATERILISMO HISTÓRICO E DE TRABALHO (PARA QUE OCÊS POSSAM TER ELEMENTOS PARA FAZER TODAS AS QUESTÕES DA ATIVIDADE AVALIATIVA).

washington luiz barbosa da silva (Passos/MG - CEFAN): Prof. o socialismo é uma ditadura dos trabalhadores?
Amir Abdala: Wshingotn, para Marx o Estado sempre é uma ditadura (domínio de uma classe social sovbre as outras). noa caopitalismo, segundo Marx, existe a ditadura da burguesia. Nao socilaimso, seria o domínio dos trabalhadores, até que todas as diferenças sociais desapareceseem. Aí teríamos o comuninmos - uma sociedade ´plenamente igualitária e sem Estado.

Leide Daiana Oliveira Gomes Ferreira (Crixás/GO - Centro de Ensino a distância de Crixás): profesor pode explicar as diferenças entre mito e a filosofia quanto a explicaçao da realidade...
Amir Abdala: Leide, o mito explica a realidade a partir da crença na ação dos deuses, seres sobrenaturais; a filosofia procura explicar a realidade sem recorrer a seres sobrenaturais, usando, isto sim, somente a razão para alcançar explicações produndas e lógicas sobre todos os feNõmenos.

Germeson Orlando Godoi (Arapiraca/AL): Prof. Qual o conceito da filosofia na gestão de liderança?
Amir Abdala: Germeson, na ralidade não há somente um conceito sobre filosofia na gestão de liderança. de modo geral, posso antecipar que a liderança deve raciocinar filosoficamente -em produndidade, de maneira crítica e global - para atingir seus objetivos. Na nossa próxima e última aula, falaremos sobre isso.

anderson rocha de albuquerque (Santo André/SP - Etip): professsor a inglaterra teria sido o primeiro pais do mundo a impor limites ao governo dos reis?

Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): Quais são as diferenças entre socialismo, capitalismo e comunismo?
Amir Abdala: Eveleins, noa capitalismo temos propriedade privada, desigualdade social... No socialismo, as terras ind´sutrais, empresas pertenceriam a toda a sociedade, coletivamente, e o governo exercido pelos trabalhadores acabari com a exploração do homem pelo homem. no comunismo, teríamos a plena igualdade social, e não haveria mais Estado (poder pol[ítico institucuionalizado), o poder seria exercido diretamente pela sociedade.
Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): Cuba é um país comunista não é?
Amir Abdala: Evekline, é chmado de país comunista, na linguagem jornalística. Mas, na aula, veremos que na prática nenhum país chegou ao comunismo.
Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): É professor, fiquei na dúvida porque ao meu ver cuba tem um lider, um governante.
Amir Abdala: Exatamente, Eveline. É que o que na prática aspessoas chmaram de comunismo não tem nda a ver com o que Marx dizia na teoria.

Charles Batista da Costa (Sorocaba/SP): professor, a antiga URSS foi um país de ideais comunista que fracassou, onde foi a falha ao seu ver?
Amir Abdala: Charels, eu teria que escrever um livro para eplicar isso...rs Mas, posso indicar alguns prolbemas: falata de amadurecimento da sociedade, o poder se concentrando nas mãos de poucas pessoas, autoriatrismo... Há uma livro - uma metáfora - de Georg Orwell, chamado A Revolução dos bichos, que nos ajuda a entender um pouco isso, Charels. O fato é que na prática, o0 socilismo foi muito dirente dos que era nas ideias de Marx.

Vanessa Sartori Monteiro (Araraquara/SP - COC): prof quais sao as caracteristicas da reflexão folosófica?
Amir Abdala: Vanessa, a reflexão filosófica [é ampla, profunda, global, crítica, rigorosa, não tem um objeto específico, mas trata de firentes assuntos...

anderson rocha de albuquerque (Santo André/SP - Etip): professor. todos que colocaram o socialismo de karl marx na pratica o deturparam. e o partido unico comunista com seus membros tornavam se a classe dominante. como poderia ter um estado sem classe dominante? so se for todos os cidadaos governando como eu ja tinha dito antes num governo participativo pela internet.
Amir Abdala: Anderson, de fato, este é um desafio que não foi vencido no socialismo real.

Marta Adriana Beck Costa Lustosa Ferreira (Pouso Alegre/MG): A questão diz que os gregos foram povos especiais e excepcionalmente inteligentes o que tornou possível o pensamento racional entre eles. Isso não é verdade.
Amir Abdala: Marta, muito bom o seu raciocínio!

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): Professor o povo grego era considerado muito especial e inteligente?
Amir Abdala: O que você acha Roseli? Na aula eu disse: A filosofia surgiu entre os gregos por que eles eram mais inteligentes ou apontei fatores históricos que explicam o surrgimento da filosofia???

Cristiano Ribeiro de Oliveira (Rio de Janeiro/Duque de Caxias/RJ - Saber): Boa noite a todos. O socialismo foi a fase em que o filosofo Marx contruiu para que o trabalhador mostrasem aos empregadores como eles juntos tinham força, para mudar a própria  situação?
Amir Abdala: Cristiano, o socilaimso , segundo Marx, seria resultado de uma revolução dos trbalhadores, em que eles acabariam com o capitalismo e com a propriedade privada, criando uma sociedade igualitária, sem patrões e empregados, na qual as empresas seriam propriedade coletiva.

Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): NO LIVRO DE ORWELL, A "IGUALDADE" PROPOSTA SE PARECE COM O QUE O COMUNISMO PROPUNHA!
Amir Abdala: Sim, Carlos... Mas os porcos foram se tornando 'mais poderosos e iguais",...rs

RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA VELHA/ES - COC): PROFESSOR, fale um pouco sobre a diferença básica de socialismo e comunismo.
Amir Abdala: Rciardo, na teoria é assim: o socialismo tem o governo dos trablahdores, que vão enfrentando as últimas resist~encias dos antigos capitalistas, e distribuindo as riquezas a partir da socilaização das empresas, terras, indústrias. quando todas as resistências são vencidas, a sociedade se tornaria plenamente igulaitária e não haveria masi Estado: seria, ent~çao ocomunismo, com abundância, liberdade para todos e a própria sociedade se governando. Mas isso, lçembre-se, era na teoria. na p´ratica não ocorreu exatymente desse modo.
RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA VELHA/ES - COC): Professor, e na prática, como ocorreu?
Amir Abdala: Na p´ratica, rciardo, embora muitas conquistas sociais tenham acontecido nos países socialistas, continuou havendo dominações de um grupo, autoritrismo pol´ticio e não se chegou à plena igualdade.

anderson rocha de albuquerque (Santo André/SP - Etip): os estados unidos seria um exemplo do liberalismo aplicado na pratica? as 13 ex colonias tinham governos independentes depois se juntaram numa confederaçao formando os estados unidos e gradualmente foi incentivado a colonização do oeste conforme determinada regiao tivesse uma estrutura organizacional com mais ou menos 50000 mil habitantes poderia pedir a adesao a confederaçao como um estado na confederaçao. era como se a colonizaçao fosse de modo empresarial mas feita pela propria população sem a interferencia do estado durante o sculo xix. as grandes empresas fizeram a infra estrutura americana. o governo americano so interferiu na economia apos o crack de 29 em nova york durante o governo roosevelt. entao o estados unidos foi um pais que praticou totalmente o liberalismo professor?
Amir Abdala: Se não totalmente, pelos menos em larga medida, Anderson. Mas devemos observar que o liberlismo norte-americano demorou muitos anos para estender a igualdade jurídica aos negros. como você bem observa, o liberlismo econômico levou à crise econômica de 1929. Pa resolvê-la, o governo de Franklin Delano rooosevelt abandonou o liberalismo e o Estado passou a intereferir mais na economia e na sociedade. Hoje, os Estados Unidos praticam novamente  o liberalismo.

wanderson cleres monteiro (Divinopolis/MG): professor na grecia existia escravidão?
Amir Abdala: Existia, sim, anderson. E o fato de muito cidadãos terem escravos, deixava-os com mais tempo livre para fazer política, pensar filosoficamente, etc. Umas contradilção, como se vê. A liberdade de uns e a completa falta de liberdade de oyutros.

Cristiano Ribeiro de Oliveira (Rio de Janeiro/Duque de Caxias/RJ - Saber): Segundo os filosofos Hobbes, Locke e Rousseau podemos dizer que o estado é essencial para o homem traçar metas e alcançar objetivos?
Amir Abdala: Cristiano, de diferentes maneiras, esses filósfos entendem que o Estado é necessário para assegurar a vida em sociedade. Até mesmo Rousseau, que criticava a civilização, entendia que não era possível nem deseja´vel retornar a um estado de natureza, e que a humanidade se realizaria plenamente com um contrato social que fizesse valer a vontade coletiva no Estado.

Ana Paula Dinareli Constante (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): professor fale sobre período helenista
Amir Abdala: Ana Paula, o períod helenista é aquele que vem depois de sócrates, Platão e Arsitóteses; é marcado pela busca da felicidade indivual, por um pessimismo em relação à vida em sociedade, e pela ideia de que uma vida mais próxima à natureza garantia a imperturbabilidade da alma.

Elias Marcial Sforcini (Barretos/SP - PLUS COC): Prof.nada haver com a aula passada , mais por favor qual foi o equivoco de marques em relação ao captalismo
Amir Abdala: Elias, na realidade muuitos críticos de Marx entendem que ele menosprezou a capacidade que o capitalismo teria de sobreviver às crises.

DÉBORA CRISTINA DA COSTA OLIVEIRA PAES (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): Professor fale um pouco de político liberal.
Amir Abdala: d´ebora, a filosiofia política liberal basei0a na defesa dos diretiso individuais, da propriedade privada, da tolerância religiosa, da m´ninima interferência do Estado na economia, na ideia de que o Estado deve ser diminúido em seu tamanho...Essas são algumas das características.

ELTON AUGUSTO BAGDAL (Sorocaba/SP): Boa noite professor, voce poderia me fazer uma simples explicaçao, sobre materialismo historico ?
Amir Abdala: elton, o materilismo histórico de Marx entende que as transformações históricas tem como ponto de partida as realções concretas dos homens em sociedade, e não as ideias. Gravarei um vídeo sobre isso, e também teremos ainda uma aula sobre o assunto. è muito extenso para eu trar de maneira completa aqui.
Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): Vamos ver se o q entendi esta certo, para os gregos a politica era mais livre, a religião mais tolerante, os homeens tinham mais tempo pra pensar por causa da escravidão..
Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): e isso tudo contribuiu em muito para o sorgimento da filosofia certo?
Amir Abdala: Muito bem, Riosilei. E isso não significa que eles eram mais inteligentes, mas sim que essas condições favoreceram o surgimento da filosofia.

wanderson cleres monteiro (Divinopolis/MG): então pode se dizer que forão os gregos que criarão a democracia?
Marta Adriana Beck Costa Lustosa Ferreira (Pouso Alegre/MG): foram sim os grgos que criaram a democracia.
Amir Abdala: sIM, wANDERSON. nAS CIDADES GRASANTIGAS, SURGIU A CHAMADA DEMOCRACIA DIRETA.

Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): A minha pergunta agora não tem nada a ver com a aula passada, mas estou na dúvida. O que Socrates pretendia com a maiêutica?
Amir Abdala: Eveline, Maiêutica é "o parto da ideias!. Sócrates pretendia instigar, estimular as pessoas a perceber que suas ideias sobre a realidade eram falsas, e , então, buscar ideias profundas e verdadeiras para conhecer a realidade.

anderson rocha de albuquerque (Santo André/SP - Etip): esse tal de rosseau poderia ser considerado o pai da pedagogia professor. ele fez uma obra que foi utilizada muito na educação das crianças na escola?
Amir Abdala: em certo sentido, sim, anderson. Em,ílio - até hoje uma obre muito estudada nos cursos de pedagogia - é a primeira obre que destaca a infâNCIA COMO UMA ESTA PRÓPRIA E EPESCIAL DA EXISTÊNCIA HUMANA. mASM, É  LCARO, MUITAS DAS IDEIAS DE ROUSSEAU SÃO CRITICADAS POR OUTROS AUTORES.

Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): O QUE É INTERESSANTE OBSERVAR É QUE A GRÉCIA NO PERÍODO HELENISTA SE VIU EM DECADÊNCIA FILOSÓFICA!

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): Professor fale um pouco sobre o princípio político liberal.
Amir Abdala: rOSILEI, ACABEI DE DAR ESSA RESPOSTA UM POUCO Acima.

Elias Marcial Sforcini (Barretos/SP - PLUS COC): com as forças da igreja catolica em decadencia,porque os revolucionarios da época esperam tanto
Amir Abdala: Elias, porque as tranformaçãos culturais não se dão de maneira rápidade. A perda de poder pela Igreja foi gradual.

anderson rocha de albuquerque (Santo André/SP - Etip): hobbes concordaria muito com as ideias de maquiavel no sentido de autoridade dos reis?
Amir Abdala: Não, Anderson. embora haja algumas semelhanças, veremos, na próxima aula, que há diferenças significativas entre Maquiavel e Hobbes. Maquiavel não era exatamente um defensor do poder abnolsutista, embrao afirmasse que é direito dos governantes usarem os recursos necessários para permanecer no poder.

Elias Marcial Sforcini (Barretos/SP - PLUS COC): não sei  se é cultura mais até hoje estão tentando por o catolicismo em primeiro plano,porem acho que é uma coisa de cultura,estou correto Professor?
Amir Abdala: Sim, elias. as concepções religiosas são parte importante da cultura. e nossa cultura tem uma forte presença do cristianismo, e do catolicismo em particular.

Marta Adriana Beck Costa Lustosa Ferreira (Pouso Alegre/MG): Os mitos eram relatos de cunho religioso que explicavam os acontecimentos da vida?
Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): se eu entendi bem eram sim Marta.
Amir Abdala: O que você acha, Marta? pense um pouco na diferença entre mito e filosofia... dá até para localizar essa resposta lá pra cima...
Amir Abdala: De acordo om os mitos Marta, quem eram os responsavéis pelos fenômenos universais, naturais e humanos?
Amir Abdala: Então, roselie e Marta... Se são os deuses, posso dizer que o mito era uma forma de explicação religiosa?
Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): sim
Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): os deuses professor
Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): OS MITOS RETRATAVAM OS DEUSES COMO OS RESPONSÁVEIS POR ESSES FENÔMENOS!
Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): CREIO QUE SIM!
Amir Abdala: Muito bem, Marta e Elias!

Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): Então não era para levar as pessoas a uma conclusão qualquer, mas sim a uma conclusão de uma maneira mais profunda?

GILSON ANTONIO VELOSO DA TRINDADE (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): prof., podemos chamar o liberalismo, socialismo, capitalismo e comunismo de sistemas políticos, econômicos ou politico-economicos ?
Amir Abdala: socialismo e capitalismo são sistemas socioeconômicos. O liberalismo é uma filosofia política  e uma forma de política econômica; e o comunismo foi uma teoria sobre a forma de organização da sociedade em todos os seus aspectos, Guilson.

Cristiano Ribeiro de Oliveira (Rio de Janeiro/Duque de Caxias/RJ - Saber): A reforma protestante trouxe um fortalecimento consideravél para o capitalismo e  desenvolvimento do individualismo, tornando o trabalho mais prazeroso.
Amir Abdala: Correto, Cristiano. Mas não tornou o trabalho examten mais prazeroso, mais sim mais valorizado socialmente, como o que confere dignidade aos homens.

wanderson cleres monteiro (Divinopolis/MG): professor dogma é uma verdade inquestionavel!então a filosofia é dogmatica?
Amir Abdala: Wanderson, dsua definição de dogma está correta. Mas, pense bem, será que a filosofia seria dogmática??? por quê?
Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): Pelo que entendi Wanderson, a filosofia não é dogmatica
wanderson cleres monteiro (Divinopolis/MG): é verdade acho q não é nem dog nem cetetica ja q a filosofia é a berta a debates de opinioes contrarias!!
Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): Um dogma é uma verdade inquestionavel enquanto que a filosofia está sempre aberta a criticas é isso mesmo?
Amir Abdala: Muitio bem, Wanderson e rosilei!@

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): Em que século surgiram os primeiros filosofos?
Amir Abdala: Entre os s[éculos VII e VI a.C, rososilei.
Amir Abdala: digo Rosilei.
Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): então ela não é recente né
Amir Abdala: tem mais ou menos 2.600 anos, roseilei. Achop que é bem antiga, né? rs

Evandro Perpetuo Pereira (Catanduva/SP - Parceiro COC): BOA NOITE,GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA LIBERALISMO E NEOLIBERALISMO , DESDE QUE SEJA MAIS SIMPELS DE ENTEDER ,PODENDO DIZER O QUE E CADA UM EM POUCAS PALAVRAS .
Amir Abdala: Evandro: o neoliberalismo é uma espécie de continuação do liberalismo filosófico e político. De acordo com o neoliberalismo, o Estado deve interferir muiot pouco - quase nada na economia -, os capitais internacionais devem ter livre circulação e o mercado deve ter liberdade. O neoliberalismo defende o capitalismo globalizado contemporâneo.
Amir Abdala: O libwerlismo pol´tico, Evandro, defende os direitos indivduais, a propriedade privada, a tolerância religiosa; a ordem social capitalista.
Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): O SURGIMENTO DA FILOSOFIA SE CONFUNDE CO O PERÍODO SOCRÁTICO...ENTÃO PODEMOS AFIRMAR QUE FOI NO SÉCULO V ANTES DE CRISTO?
Amir Abdala: UM ouco antes, CArlos. lembre-se que, antes de Sócrates, existiram os filósfos que chamamos de pré-socráticos.

GILSON ANTONIO VELOSO DA TRINDADE (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): professor, conheço algumas pessoas que me dizem ter "aspirações socialistas". Revoltam-se contra a propriedade privada, usam o termo neo-liberalista como xingamento e até comentam sobre "o Estado máximo"... Pergunto: será socialismo pleno, tal qual foi concebido, é possível? Deixando propósitos e gestos "religiosos" aos quais a história se refere, não conheço homem que tenham deixado 1/5 de sua propriedade em favor de outrém...
Amir Abdala: gilson, essa é uma questão difícil de ser respondida. Pessoa,mente, não sei se estamos em condições de construir uma sociedade realmente socialista; mas se pudermos pelo menos nos inspirar um pouco em alguns princípios socialistas, creio que a vida da humanidade será melhor.

Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): LEMBREI PROFESSOR, INCLUSIVE OS PRÉ-SOCRÁTICOS SÃO FILÓSOFOS SÃO FIGURAS IMPORTANTES DA FÍSICA E MATEMÁTICA!
Amir Abdala: Excelente, CArlos.
anderson rocha de albuquerque (Santo André/SP - Etip): montesquiu fez a teoria da divisao de poderes legislativo que elabora leis, executivo que as aplica eo judiciario que as julga. um estado democratico tem que ter esses tres poderes. no judiciario sao os politicos no caso o presidente da republica indica os juizes do suupremo para o senado aprovar. mas o certo nao era o povo escolher os juizes do supremo trbunal federal. para assim esses juizes nao terem nenhuma ligaçoes com esses polticos?
Amir Abdala: Nesse Caso, anderson, o argumento é de que os Juízes não podem sofer pressões populares para tomar suas deecisões. è algo realmente discutível.

RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA VELHA/ES - COC): Professor, me fale um pouco sobre Mais-Valia.
Amir Abdala: ricardo, resumidamente, a mais-valia é , segundo Marx, a quantidade de trabalho dos trabalhadores que fica com o Patrão; é o origem do lucro e a fomra pela qual o patrão explora os trabalhadores.
RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA VELHA/ES - COC): Professor, desculpe perguntar novamente, mas é porque ainda não tive resposta, sobre sua resposta a mim sobre a Mais-Valia, seria como se fosse um extra do trabalhador não remunerado pelo patrão?
Amir Abdala: Grato, Bruno.. Então, ricardo, não ´pe gora extra do modo como nós entendemos o termo: mais valia significa qwue uma boa parte do trabalho do trabalhador não é realmente paga pelo patrão ( de acordo com a teoria do Marx)

Keginaldo Loiola Machado (Maceió/AL): Boa Noite Professor,o senhor acha que ainda existe o conceito da Mais Valia,no mundo de hoje?

RICARDO PEREIRA CARDOSO (VILA VELHA/ES - COC): Seria como se fosse um extra do trabalhador não remunerado pelo patrão?
Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): NA ENGENHARIA DE DE PRODUÇÃO A MAIS VALIA É REPRESENTADA COMO O CUSTO DA MÃO DE OBRA...
Amir Abdala: è um outro ponto de vista, Carlos. Por isso é que enfatizo que essa é a concepção de Marx.
Carlos José dos Santos Filho (Jequié/BA (EXPERT) ): ENTENDI PROFESSOR

Marta Adriana Beck Costa Lustosa Ferreira (Pouso Alegre/MG): Prof. mais uma pergunta : Os céticos não acreditam que existe uma verdade. Será que ele pode questionar na verdade dos outros, mesmo não acreditando que ela possa existir?
Amir Abdala: Marta, os céticos não acreditam que nenhuma verdade seja possível; ´por isso eles entendem que as supostas verdades de alguns filósfos não são, de fato, verdades.
Marta Adriana Beck Costa Lustosa Ferreira (Pouso Alegre/MG): Mas eles a questionam? Mas eles a questionam?
Amir Abdala: O que voc^cha,a Marta? que questiona é quem crê um uma ideia e a aceita ou é quem não crê e quer demonstrar que ela é falsa?
Marta Adriana Beck Costa Lustosa Ferreira (Pouso Alegre/MG): sim professor se eu não crêsse, eu também questionaria
Amir Abdala: Essa pergunta dá mesmo  oque pensar, rosilei; talvez sejamos um pouco das duas coisas.

Lilian Mei Chu (Araçatuba/SP - COC): professor... quem é adepto ao iluministo são os iluminatis? rss... boa noite cheguei agora..rsss
Amir Abdala: não Llilian... Os adeptos do iluminismo são os filósfos iluministas.

wanderson cleres monteiro (Divinopolis/MG): Amir no meu ponto de vista o homem é pleno de bontade visto q todos nos quando nacemos somos plenos de bondade mas temos instintos e pensamentos que podem ser mudados com o passar do tempo.No mundo de hoje acho q poderiamos viver num mundo ser coverno se todos esercesemos so o nosso lado pleno de bondade!!!!
Amir Abdala: é um desafio, Wanderson.

ELTON AUGUSTO BAGDAL (Sorocaba/SP): Professor voce me poderia me dar uma simples explicaçao sobre, socialismo e comunismo ?
Amir Abdala: Elton: a teoria é assim: o socialismo tem o governo dos trablahdores, que vão enfrentando as últimas resist~encias dos antigos capitalistas, e distribuindo as riquezas a partir da socilaização das empresas, terras, indústrias. quando todas as resistências são vencidas, a sociedade se tornaria plenamente igulaitária e não haveria masi Estado: seria, ent~çao ocomunismo, com abundância, liberdade para todos e a própria sociedade se governando. Mas isso, lçembre-se, era na teoria. na p´ratica não ocorreu exatymente desse modo.

anderson rocha de albuquerque (Santo André/SP - Etip): durante a idade media a igreja catolica foi a favor do direito divino e do absolutismo e do enriquecimento dos grandes comerciantes. se nao fosse a revoçuçao protestante como o apoio dos burgueses dificilmente o capitalismo se desenvolveria e posteriormente o liberalismo do filosofos europeus? na verdade contra o enriquecimento dos grandes comerciantes corrigindo

Amir Abdala: [Andersom] comentarei na postagem sua observaç]ão. Mas adianto que ela é correta.


Perguntas e Respostas - Psicologia


Eduardo Name Risk: Boa-noite, este é o plantão da disciplina Psicologia aplicada à Administração - módulo 1.2. Prof. Eduardo Name Risk.
Olá pessoal, vamos discutir a aula 5 - Psicologia dos grupos, assim como os demais conceitos da disciplina. Como estão os estudos?

Pessoal, como vocês acham que a psicologia pode contribuir para organizar os grupos nas organizações?
Thiago Siqueira Ferreira (Goiânia/GO - COC): Prof. Eduardo a psicologia social de grupos e fundamental na nossa administração.

Eduardo - Sim, Thiago, a psicologia dos grupos juntamente com a disciplina de gestão possibilitará que vcs apliquem os conhecimentos da psicologia no dia a dia de forma prática.

Tabata Ingrid Citta (Sertãozinho/SP - Col. Renascer COC): Respondendo a sua pergunta sobre a aula 5, creio que a psicologia pode ajudar na organização dos grupos em que primeiramente temos que identificar o individuo e suas competencias, como aptidoes e conhecimentos em relação a sua profissao, com isso podemos encaminhar cada um para o grupo onde as pessoas tem as mesmas caracteres profissional, correto?

O importante é ir lendo o material aos poucos, toda semana e fazer as atividades complementares.

Tabata - Antes de responder sua questão, professor, eu estou com duvida na atividade avaliativa 3 na questao 2
Eduardo Name Risk: Tabata, nesta questão você deve 3) Descreva as principais descobertas de Herzberg e apresente a definição de fatores higiênicos e motivacionais. Para isso, além da leitura do texto complementar é preciso a leitura da unidade 6 e participação na aula desta sexta. Eu creio que com a aula desta sexta ficará mais fácil de você responder esta atividade. Lembre-se de que os fatores higiênicos são externos, ambientais e os fatores motivacionais são internos ao indivíduo.

Tabata - espero que essa aula me ajude na compreensao, pois entendi que a insatisfação é consequencia de uma cadeia de estrutura da empresa, porem nao entendi onde a satisfação tem seu papel


Leonardo - GOSTARIA DE DIVULGAR O BLOG DA TURMA ADM MOD 1.2
Eduardo Name Risk: Parabéns pelo blog, Leo.


Decimara - o recalque consite na repressao de parte da realidade que pode parecer dolorosa ao individuo, sendo armazenado em seu inconsciente.
Eduardo: Correto, Decimara, recalque também pode ser chamado de repressão, é quando eliminamos parte de um afeto, ideia, trauma da consciência, este conteúdo vai para o inconsciente, não lembramos dele, mas ele continua a ter força no consciente.


Tabata - espero que essa aula me ajude na compreensao, pois entendi que a insatisfação é consequencia de uma cadeia de estrutura da empresa, porem nao entendi onde a satisfação tem seu papel
Eduardo - Tabata, Herzberg descobriu que os fatores que geram satisfação (e motivação) no trabalho são independentes e distintos dos fatores que conduzem à insatisfação no trabalho. Os fatores que levam à satisfação são diferentes dos fatores que levam à motivação, para Herzberg.

Tabata - professor, descrever para voce, seria repassar a passagem do texto ou expor o que entendi das descobertas de Herzberg ?
Eduardo - Tabata, descrevr seria repassar a passagem do texto, o conteúdo do texto, mas com as suas palavras

Roselei: Sei que o tema de hoje é outro, pode me ajudar na atividade avaliativa 2?
Eduardo Name Risk: Roselei, na atividade avaliativa 2 Sobre a atividade avaliativa 2, na questão 1 você deve apenas ler o texto indicado, apenas isto. Na questão 2, deve definir qual o conceito de equipe apresentado no texto (ou seja, como os autores definem este conceito) E apresentar os tipos de equipe encontrados nas empresas mencionadas no texto. Ou seja, apenas a questão 2 é para ser respondida, conforme orientações acima, a questão 1 é apenas leitura. 

Decimara : o primeiro topico refer-se a indentificaçao de tres instancia psiquicas:o consciente, o pre -consciente e o inconsciente.


Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): qdo agredimos um animal por comprtamento inadequado isto tipo de comportamento seria punição
Eduardo Name Risk: Decimara, a apresentação de uma consequência aversiva, desagradáve a qualquer comportamento caracteriza-se como punição.

marta adelaide de oliveira de assis (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): porque tem dois plantões para o modulo1.2 no mesmo horário?
Eduardo Name Risk: Marta, eu já conversei com a coordenação a este respeito.

marta adelaide de oliveira de assis (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): professor uma criança que agredida verbal e fisicamente ela pode tornar-se um adulto revoltado?


Daniela Aparecida da Silva Lima (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): professor boa noite estou com duvida na questão 16 não entendi em que tema devo estudar para compreender a questão
Eduardo Name Risk: Daniela, qual é a questão 16?


Gisele - Boa Noite Professor, não entendo muito bem o que é lei da pregnância.Apesar de ja termos avancado nas aulas poderia me explicar??


marta adelaide de oliveira de assis (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): professor onde você estava ?
Eduardo Name Risk: Olá, tivemos um problema técnico. Voltei, me desculpem.

Nelton R. Rodrigues dos Santos (Itú/SP): Prof. como definir Gestão e produção?
Eduardo Name Risk: Nelton, gestão diz respeito à atividade de gerir, organizar, selecionar os recursos humanos de modo a promover produtividade à organização e garantir suas condições de saúde (física e psicológica).


Diogo: não consegui responder a questão de encerramento 3.3 pode me explicar um pouco sob a interface gráfica e linha de comandos?


Eduardo Name Risk: Thaynara, nem sempre, é preciso analisar o caso com particularidade para vermos o que acontece. As relações da infância são importantes na determinação da personalidade adulta.



marta adelaide de oliveira de assis (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): professor gostaria de saber se tem como as aulas serem mais dinamicas ,porque mesmo o conteúdo sendo interessante a gente acaba ficando com sono .quero deixar claro que eu gosto das suas aulas



Eduardo Name Risk: Certo, Tabata, mas no caso vc está falando da seleção de pessoal que é uma etapa anterior do ingresso do indivíduo na organização. No caso da psicologia dos grupos ela pode ser usada na seleção (dinâmicas) de pessoal e também na resolução dos confiltos grupais.



ZENILDA VITORIA FURLANETO HUMMEL (Rio Claro/SP - COC): Em relaçao a nossa ultima aula, fiquei com a seguinte duvida, qual a importancia da implementação de equipes e grupos nas organizações ?
Eduardo Name Risk: Zenilda, depende, há equipes que não têm tanta liberdade para decisões e elaboração de objetivos, outras já têm. No texto complementar 5 há informações e caracterizações de diversos tipos de equipe.

ZENILDA VITORIA FURLANETO HUMMEL (Rio Claro/SP - COC): Sim, entendi , mas a implementação de grupos ou euipes necessariamente devem influenciar nos niveis hierarquicos, ou pode ate mesmo dar autonomia variavel ?
Eduardo Name Risk: Zenilda, eu creio que as equipes por serem mais integradas, com objetivos compartilhados podem motivar mais as pessoas, mas é preciso cuidado na sua implantação. Os grupos tendem a individualizar muito o processo de trabalho.

ZENILDA VITORIA FURLANETO HUMMEL (Rio Claro/SP - COC): Ok prof obrigado, esta mesmo em duvida do que forma as equipes e grupos pode "mudar" as empresas, mas acho que ficou claro, vou ler texto com mais atenção
Eduardo Name Risk: Zenilda as equipes e grupos são importantes pois apontam aos profissionais as tarefas e objetivos que devem cumprir, o prazo para o desenvolvimento do trabalho. No caso das equipes, um trabalho integrado pode promover a união dos profissionais de modo que se sintam mais reconfortados e satisfeitos no ambiente de trabalho, assim como sintam que a responsabilidade pelos feitos é de todo o grupo, o que pode incentivar que cada um dê o melhor de si em prol do grupo e dos objetivos.



Vanessa Maria Magalhaes (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): sabotador é quando o individuo alem de nao executar toda as atividades de sua responsabilidade, utiliza de argumentos do tipo, se tal pessoa tivesse me enviado tais dados eu teria entrgue o trabalho dentro do prazo, se apoia no erro alheio, fiquei em duvida neste conceito?
Eduardo Name Risk: Vanessa, sim, esta é a atitiude típica de um sabotador. Lembre-se de que muitas vezes estes papéis são inconscientes, as pessoas não se dão conta de que estão desempenhando este papel.

Gisele Eliete de Siqueira (Jundiaí/SP - COC): Professor por favor, nao entendi muito bem o que é lei da pregnância, apesar de ja termos avancado nas aulas poderia me dar uma explicacao???
Eduardo Name Risk: Pregnância é a percepção da boa forma, nossa percepção tende a perceber a melhor forma, a forma mais harmônica e agradável a nossos olhos. Quanto mais agradáveis os estímulos e as formas, maior a pregnância.


Altemir Nascimento Silva (Imperatriz/MA - Colégio COC): em se tratando de conhecer melhor grupos ou indivíduos, obteremos melhores resultados em termos de organização
Eduardo Name Risk: Altemir, com certeza, "olhar" para os grupos e indivíduos é fundamental para os relacionamentos e sua qualidade na organização.



Daniela Aparecida da Silva Lima (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): professor boa noite estou com duvida na questão 16 não entendi em que tema devo estudar para compreender a questão
Eduardo Name Risk: Daniela, boa-noite, qual é a questão 16, por gentileza. De cabeça não vou me lembrar... ou diga qual a atividade.



Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): o primeiro topico refer-se a indentificaçao de tres instancia psiquicas:o consciente, o pre -consciente e o inconsciente.

Elaine Cristina Bezerra Duarte (Atibaia/SP - Col. Espaço): Professor, o método de Kaizen... não entendi nada...
Eduardo Name Risk: Elaine, o método kaizen é uma forma de trabalho em que o funcionário busca melhorar continuamente suas ações.

Vanessa Maria Magalhaes (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): como a psicologia estuda o que motiva o comportamento humano, ela pode auxilar os grupos dentro de uma organizaçao atraves de comportamentos apresentados é possivel analisar  qual o papel que cada colaborador esta apresentando dentro da organizaçaõ e verificar  se o que se faz mais presente é que a organização busca, por este motivo é importante se atentar em qual é a cultura da organização e se desde a entrevista o candidato já apresenta alguns sinais que indicam como ele é, o que busca e o que se pode esperar dele. 
Eduardo Name Risk: Excelente resposta, Vanessa. Lembre-se também que a organização é responsável pelo funcionário no sentido de promover um ambiente adequado para realização de suas atividades, reconhecê-lo e garantir suas condições de saúde e bem-estar subjetivo.

Evandro Perpetuo Pereira (Catanduva/SP - Parceiro COC): boa noite,o que devo fazer quando un colaborador acusa outro de racismo ,lembrando que os mesmos sao do mesmo nivel na empresa.
Eduardo Name Risk: Evandro, é preciso averiguaro o caso e ver realmente se o fato ocorreu. Racismo é crime inafiançável previsto por lei e inadimissível em qualquer instituição de nossa sociedade.

Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): porque as empresas fazem dinamica em grupo.
Eduardo Name Risk: Decimara, as dinâmicas são importantes no processo de seleção profissional para anlisar como os indivíduos se comportam em grupo, nos processos de trabalho também são importantes para analisar a qualidade dos vínculos e tentar intervir diante de problemas neste respeito (dificuldades de relacionamento).

Vanessa Maria Magalhaes (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): qual é a diferença entre um coordenador de grupo e um lider?
Eduardo Name Risk: Vanessa, o coordenador de grupo é alguém à parte da organização, é um profissional formado especificamente para trabalhar com pessoas/grupos que realiza grupos terapêuticos na instituição, ele pode ser um consultor. O líder é quem incentiva a equipe a conseguir seus objetivos e quem direciona o trabalho de todos.

Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): entao professor podemos dizer que todo lider e um coordenador, mas o coordenador nao lider.
Eduardo Name Risk: Decimara, podemos dizer que o líder pode ter algumas das características do coordenador, no entanto, eles têm funções diferentes. O líder é alguém que faz parte da equipe, o coordenador é um consultor, um terapeuta, alguém de fora da equipe e que promove grupos terapêuticos, por exemplo.

Francielen Cristina Veronez (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): e nós vamos estudar mais a fundo esses "comportamentos" ?? no caso até para uma suposta entrevista???
Eduardo Name Risk: Francielen, vocês estudarão seleção de pessoal, dentre outros assuntos, na disciplina de gestão de pessoas.

Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): as cores como rosa claro sao comumente associado a produto pra roupas,compo amaciante.qual teoria foi utilizada para chegar a esta conclusao. seria a do comportamento.
Eduardo Name Risk: Decimara, este conteúdo é específico da prova eletrônica, as respostas serão dadas pelo sistema. No material didático este assunto é abordado também, posso tirar dúvidas gerais, mas não posso me ater diretamente ao conteúdo da prova.


Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): Professor, se tiver uma pesoa em um grupo de trabalho que está insatisfeito ele pode atrapalhar o restante do gupo a desempenhar suas tarefas.
Eduardo Name Risk: Eveline, nem sempre, mas é possível. No caso é preciso verificar quais os fatores da situação (contexto do trabalho/ambiente) e quais fatores do indivíduo (internos, emoções, necessidade de reconhecimento etc.) que tem levado à insatisfação e desmotivação do indivíduo, respectivamente.

Ana Paula Dinareli Constante (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): devido o método kaizen, ele baseia no condicionamento respondente para obter novos comportamentos 
Eduardo Name Risk: Ana Paula, este conteúdo refere-se à prova eletrônica, não posso dar respostas específicas sobre a prova. Posso esclarecer dúvidas gerais.

Ana Paula Dinareli Constante (Ribeirão Preto/SP - Lafaiete - COC): sim professor, sobre método kaizen seria para poder avaliar o comportamento dos funcionários e assim tendo como melhorar seus comportamentos
Eduardo Name Risk: Ana Paula, o método kaizen possibilita melhorias no processo de trabalho, ele foi analisado na unidade 2.


Eveline Aparecida Perdigão (Santa Barbara/MG - FIEDD): O que leva um individuo motivar-se a fazer algo é a insatisfação? Grupo e Equipe tem conceitos diferentes?
Eduardo Name Risk: Eveline, grupos de trabalho tem tarefas mais individualizadas e as responsabilidades também são individuais. Nas equipes, as resposabilidades são compartilhadas, assim como os objetivos. Há diversos tipos de equipe, no texto complementar 5 você encontrará maiores informações a respeito.

Eduardo Name Risk: Eveline, no caso da teoria de Herzberg é preciso analisar os elementos ambientais (contexto) e individuais (próprios do indivíduo) para investigar sua satisfação e motivação

Eduardo Jose Barai (Rio Claro/SP - COC): Professor , já ouvir palestrantes dizer que não é possível motivar pessoas , no entando outros dizendo motive sua equipe, afinal o que você diria sobre isso?
Eduardo Name Risk: Eduardo, meu chará, motivação é um tema complexo, eu creio que é preciso motivar as pessoas (analisar suas demandas individuais) e também a equipe como um todo (a demanda em geral do grupo).

Anna Paula Goda Marques (São José Do Rio Preto/SP - COC Rio Preto): Professor sobre o inconsciente...na aula que o senhor disse sobre sonhos..que sonhamos aquilo que queremos muito e que guardamos no nosso inconsciente..uma dúvida..as vezes me deparo num lugar ou numa situação em que parece que já havia sonhado..pois parece muitoo certo daquilo que sonhei..já aconteceu umas 4 vezes isso comigo..oque o senhor pode me falar sobre isso?
Eduardo Name Risk: Anna Paula, isto pode ser um deja vu, são experiências em que parece que vivemos algo, que já vivemos aquilo só que não vivemos, é um fenômeno explicado pela psicologia cognitiva. Em termos do sonho, os conteúdos dos sonhos podem ser permanentes, eles estão sempre no inconsciente e podem se repetir, o que mostra a importância deste conteúdo para gente.


ISABEL CRISTINA BRAGAGNOLO LOURENÇO SILVA (Itú/SP): Conheço pessoas que são insatisfeita em casa com familia e no seu dia a dia mas que consegue fazer com que isto não interfira no trabalho ???? Isato realmente é possivel ???
Eduardo Name Risk: Sim, Isabel, é possível porque o ambiente de trabalho pode demandar da pessoa outras coisas, diferentes do que a família pede. Além do que no ambiente de trabalho ela tem contato com outras pessoas e provavelmente realiza uma atividade que traz satisfação a ela, que se sente bem ao fazê-la.

Jackeline Lomanto Araujo Silva (Jequié/BA (EXPERT) ): Prof. com a competitividade no trabalho nos dias de hoje, o metodo de Kazen aplica-se a atitudes de funcionarios que procuram sempre evolucao e destaque em grupos?
Eduardo Name Risk: Sim, Jackeline, eu creio que sim, que o kaizen é um bom método e que pode ser implantado juntamente com um trabalho em equipe que mostre que todos são responsáveis pelo sucesso da organização, o que pode aliviar a competição e individualismo.


Decimara Aparecida Brandao (Santa Barbara/MG - FIEDD): qual a finalidade de psicotecnico.
Eduardo Name Risk: Decimara, o exame psiconténico diz respeito à avaliação psicológica que se baseia em teorias da psicodinâmica (psicanálise) dentre outras. Em geral, a psicologia do comportamento não é utilizada em exame psicotécnicos.

Eduardo Name Risk: Decimara, o psicoténico avalia as condições cognitivas (inteligência, percepção), motoras e de personalidade das pessoas.

PATRICIA SANTANA DOS SANTOS (Rio Branco/AC - Pólo): Prof. em relação ao Dejavu, eu tenho desde pequena e sempre muito frequente. ás vezes vem com uma sensação que algo ruim vai acontecer, mas eu não conseguirei impedir. Explique melhor por favor
Eduardo Name Risk: Entendi, Patricia, mas deja vus são diferentes de pressentimentos, pois no dejavu vc sente que já fez algo, ao contrário do pressentimento que é uma previsão para o futuro.

Angela Maria Almeida (Sorocaba/SP): Prof. boa noite!! Em continuação da dúvida da Eveline....  grupo, seria uma quantidade de pessoas que participam e pertencem a um determinado meio, ambiente ou organização e equipe seria também uma quantidade de pessoas que tem tarefas diferentes e habilidades, mas, que trabalham juntas para alcançar o mesmo objetivo? 
Eduardo Name Risk: Angela, a sua definição é boa, pense que nos grupos de trabalho as responsabilidades são individuais, enquanto que na equipe não apenas os objetivos são compartilhados, mas todos se sente responsáveis pelo sucesso ou insucesso de determinada meta.

Eduardo Jose Barai (Rio Claro/SP - COC): Professor , preciso convenser minha equipe a alcançar determinada meta , qual método mais eficiente , uma conversa individual ou numa reunião com toda a equipe? 
Eduardo Name Risk: Eduardo, eu tentaria primeiramente uma reunião com toda equipe e demonstraria a importância de alcançar a meta tanto para a organização quanto para os profissionais. Em um segundo momento, ao longo do processo de trabalho, eu trabalharia com cada profissional, ouvindo-o e verificando se está motivado a conseguir os objetivos propostos e, caso não, o que pode ser feito para motivá-lo, considerando-se a importância de manter o bem-estar dos indivíduos e suas condições de saúde.


Celso Batista de Moura (Bauru/SP - COC): Boa noite, professor. A psicologia consegue explicar sonhos premonitórios, aqueles que a gente sonha e depois acontece o que sonhamos?
Ianeffer Ferreira Carneiro Pinto (VILA VELHA/ES - COC): ótima pergunta Celso.. também gostaria de saber isso.
Eduardo Name Risk: Olá Celso, existe um fenômeno da psicologia social chamado profecia autorrealizadora, em que tendemos a nos comportar de acordo com o que nossas crenças dizem a nosso respeito, o que parece que estamos "prevendo" algo, quando na verdade apenas estamos correspondendo a nossas crenças.




Em uma das questoes da prova eletronica me surgiu a seguinte duvida: entre qual corrente filosofica se refere quando o funcionario é dotado de potencialidades... pessoa ;cidadão? seria a Gestao de Pessoas  ou Reforço positivo?
Eduardo Name Risk: Dayane, como se trata de uma questão da prova, eu não posso respondê-la diretamente, posso tirar dúvidas gerais a respeito.




Keginaldo Loiola Machado (Maceió/AL): Professor,você acha que a psicologia é capaz de mudar o comportamento de um funcionario problematico para a empresa?
Eduardo Name Risk: Keginaldo, eu acho que sim, talvez a ação direta do psicólogo nestes casos pode ajudar, é preciso verificar se o funcionário tem problemas familiares, qual seu contexto de trabalho, o que tem feito, se está satisfeito com suas atividades. Acima de tudo, é preciso ouvi-lo sem julgamentos prévios.

Eduardo. A Psicologia social e de grupos mostrou como é fundamental a organização e divisão de papéis a serem desempenhados, de acordo com as necessidades dos grupos proporcionando focar sempre no objetivo e resultado, que vai agradar ao grupo chegando no objetivo final da empresa. 

Jackeline Lomanto Araujo Silva (Jequié/BA (EXPERT) ): Prof. pode-se afirmar que o sucesso de uma equipe de trabalho depende de como cada tarefa foi desempenhada e executada pelo grupo, com a finalidade de atingir o objetivo que foi desigando pelo seu lider, buscando um resultado satisfatorio, onde todos os membros da equipe se sintam com a satisfacao do dever cumprido.
Eduardo Name Risk: Sim, Jackleine, ótima colocação, na equipe resultados e processos são compartilhados.

Vanessa Liberato de Souza (São Paulo/SP - Paraíso/Vila Mariana - COC): Professor, voltando ao método Kaizen, li ujm livro que dizia que este método era utilizado para mudar o comportamento. Para realizar uma grande mudança, devíamos começar pelas pequemas. É correta esta afirmação?
Eduardo Name Risk: Vanessa, eu concordo com esta afirmação.

Geniclecia Maria De Omena (Jundiaí/SP - COC): Professor o que é isomorfismo ?
Eduardo Name Risk: Geniclecia, o isomorfismo foi abordado na aula 3 de Psicologia da gestalt, como se trata de uma questão da prova eletrônica, infelizmente, não posso responder diretamente a respeito, posso tirar dúvidas mais gerais.

Airton Gomes de Oliveira (Sorocaba/SP): Professor o reforço positivo que se dedica a defender que o funcionário é dotado de potencialidades?
Eduardo Name Risk: Airton, esta questão é específica da prova eletrônica, não posso respondê-la diretamente. Na unidade 1, você encontrará maiores informações sobre a gestão de pessoas, dê uma lida. Posso tirar dúvidas gerais a respeito.


Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): poe que lendo a apostila vejo uma coisa mas explicando entendo outra
Eduardo Name Risk: O que vc entende pela apostila, Roselei?

Wederson da Costa Souza (Crixás/GO - Centro de Ensino a distância de Crixás): Professor o sentido de punição que estamos estudando no livro, é o mesmo que entedemos quando se puni alguém literalmente ( bater, espancar etc ) ou puni-lo deixando sem algo que goste ou aprecie.
Eduardo Name Risk: Wederson, a punição é apresentação de algo aversivo, ruim, desagradável após determinado comportamento, pense apenas nesta definição.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): que dando um palmada no meu cochorro eu não tiro nada dele
Eduardo Name Risk: Roselei, dando a palmanda, você não tira nada de seu cachorro, apenas está apresentando uma consequência negativa, ruim a ele.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): sim e isso é uma punição?
Penso assim, vou punir meu funcionario com um dia de suspenção por ele ter chegado atrasado, isso é punição?
Eduardo Name Risk: Roselei, é uma punição.

Keginaldo Loiola Machado (Maceió/AL): Obrigado mesmo pela orientação,você pode me dar só mais uma rientaç~ão por favor?mesmo sendo diretor de uma empresa de grande porte,você acha que tem algum problema eu tirar brincadeiras com os funcionarios ou mesmo sair com eles para um bar ou fazer um lanche após o expediente?
Eduardo Name Risk: Keginaldo, acho que tudo depende de sua postura, é preciso manter certa posição de autoridade, mas isso não significa que vc não possa confraternizar com eles. 


Jackeline Lomanto Araujo Silva (Jequié/BA (EXPERT) ): Prof. E quando o proprio coordenador de uma equipe eh o sabotador? O que fazer|


Silvio Donisete Botelho (Ourinhos/SP - COC): Eduardo, vc. acha que o melhor dos incentivos para funcionarios é sempre dinheiro, ou se ele ganha uma tv por ex. , ele vai lembrar toda vez que liga-la e dar valor à empresa?? 
Eduardo Name Risk: Silvio, o valor do reforçador depende da quantidade do esforço requerido à pessoa e do contexto do trabalho, isto varia muito.

Anna Paula Goda Marques (São José Do Rio Preto/SP - COC Rio Preto): Professor sobre a teoria de Lewin..não entendi direito o senhor pode da uma resumida?
Eduardo Name Risk: Anna Paula, Lewin mostrou como o comportamento do indivíduo varia conforme a demanda do grupo, que o indivíduo não pode ser considerado isoladamente, mas que mudanças no grupo levam a mudanças no indivíduo. Veja novamente o vídeo que passei na aula sobre Lewin: http://www.youtube.com/watch?v=i86cjBxthMQ 

Silvio Donisete Botelho (Ourinhos/SP - COC): Professor ficou muito subjetivo, por ex. um vendedor que bate sua meta no mes, apos ser dado 30% à mais pra vender, com o que ele ficaria mais motivado===
Eduardo Name Risk: Silvio, não há como responder "no escuro" é preciso analisar o arranjo ambiental, a história de reforçamento dos funcionários. Não posso responder tão objetivamente pois incorreria em erro. 

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): entendi que seja uma pnição porque estou tirando algo dele correto?
Eduardo Name Risk: Sim, Roselei, no caso é uma punição negativa.

Daniele Cristina Sotero de Souza (São José dos Campos/SP): Professor sobre a teoria de
Kaizen,não entendi muito bem,pode resumi la...obrigada
Eduardo Name Risk: Daniele, o kaizen visa a implantar melhorias na organização. Não posso responder diretamente pois é tema da prova eletrônica. Na unidade 2 você encontra mais informações a respeito.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): no caso do cachorro tbm é uma punição negativa né
Eduardo Name Risk: No caso do cachorro é punição positiva, pois foi APRESENTADO algo desagradável. No caso da suspensão é punição NEGATIVA pois foi RETIRADO um dia de trabalho ($$) que é algo agradável.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): o cachorro levou uma palmada porque fez xixi no chão que desagradável e ele está sendo punido por isso certo?
Eduardo Name Risk: O que é desagradável é a palmanda ao cachorro, Roselei, é ele que está recebendo algum ruim, uma consequência negativa.

Roselei Maria de Carvalho Neves (Passos/MG - CEFAN): desculpa professor perguntar tanto sobre isso é que são duas coisas bem parecidas
Eduardo Name Risk: Fique tranquila, Roselei, é bem comum confundir estes conceitos.
Eduardo Name Risk: Acalme-se, Roselei, você é dedicada, estes conceitos são complexos e há outros conteúdos também. Como falei a você, não se preocupe com a punição negativa, preocupe-se apenas com a punição (caso da palmada - aplicação de consequência aversiva a determinado comportamento).
Eduardo Name Risk: Roselei, reforço positivo ou negativo aumenta a frequência do comportamento. Punição diminui a frequência do comportamento.


RUDMAR OLIVEIRA CARVALHO (Araci/BA - Projeto Girassol): prof, a motivação distribuida aos fucionários de uma determinada empresa é considerada parte principal para o desenvolvimento das atividades dentro da empresa ou o empregado tem como obrigação entrar motivado???  
Eduardo Name Risk: Rudmar, a empresa precisa fornecer condições ambientais e de relacionamento para que o funcionário se sinta motivado. É preciso um ambiente e relações que levem à motivação. 

CHARLENE PEREIRA JARDIM (Curitiba/PR - Faculdade Dom Bosco - Merces): Prof. o grupo é o mesmo que equipe? O grupo da empresa e somente um dos gupos que o individuo tem na sua vida social?
Eduardo Name Risk: Charnele, a família, a sala de aula, o grupo religioso, o grupo da empresa são todos grupos, na nossa vida vivemos em grupos e em diversos grupos. Já as equipes têm objetivos compartilhados e tarefas compartilhadas também, são mais específicas e aplicadas em ambientes organizacionais, esporte.

Leonardo Quaiatto Flores (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): prof, eu coloquei um video no meu blog; sobre teorias de freud, o sr pode dar uma olhada la?  http://admcoc.webnode.com/

Eduardo Name Risk: Olá, Leo, posso sim. 

Leonardo Quaiatto Flores (Brasília - Asa Sul / DF (DinatosCOC) ): mas la aparece o ego, superego, inconsciente e varios outros topicos explicativos e resumidos para quem quiser revisar o assunto
Eduardo Name Risk: Isso, Leo, acho que é um bom vídeo. 


Eduardo Name Risk: Leo, este vídeo é muito bom: http://www.youtube.com/watch?v=ItPpME4QKW4 Sobre psicanálise.

Eduardo Name Risk: Pessoal, mais alguma dúvida? Nosso tempo se esgotou!